Cotidiano

Agência de Segurança dos EUA fez mais de 300 relatórios sobre Merkel

O nome da chanceler aparece entre os 122 chefes de Estado e de Governo sobre os quais a NSA recolhia informações em maio de 2009

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/03/2014 às 14:43

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos fez mais de 300 relatórios sobre a chanceler alemã Angela Merkel, divulgou hoje (29) a revista Der Spiegel, citando informações do antigo consultor norte-americano Edward Snowden.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O nome da chanceler aparece entre os 122 chefes de Estado e de Governo sobre os quais a NSA recolhia informações em maio de 2009, escreve a revista na sua página na internet. Também figuram, entre outros, os nomes dos presidentes do Peru, da Somália e da Bielorrússia.

Os arquivos foram armazenados em base de dados da NSA, que “poderá ser um elemento de prova importante” aos olhos da Justiça alemã, que “vai decidir nos próximos dias se abre um inquérito judicial por suspeita de espionagem”, diz a revista.

Agência de Segurança dos EUA espionou a chanceler alemã Angela Merkel (Foto: Associated Press)

Continua depois da publicidade

A NSA está no centro de vasto escândalo desde as revelações do antigo colaborador da agência Edward Snowden sobre práticas de espionagem em larga escala de dirigentes estrangeiros, inclusive de Angela Merkel.

Documentos tornados públicos por Snowden em outubro passado mostraram que a NSA tinha feito escutas telefônicas do celular da chanceler durante vários anos.

As revelações provocaram protestos na Alemanha, país onde o respeito pela vida privada é uma questão muito sensível, e afetaram as relações entre os dois países.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software