Continua depois da publicidade
Acontece nos próximos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o primeiro congresso voltado ao mercado brasileiro de marketing de afiliados, o Afiliados Brasil. As 17 palestras programadas têm como objetivo mostrar o potencial da rentabilização de sites na internet e reunir publishers (blogueiros e webmasters), afiliados, agências, publicitários e todo o tipo de usuários - direta ou indiretamente - ligados ao desenvolvimento de projetos comerciais na internet. O “Afiliados Brasil” terá também um espaço para networking no qual empresas brasileiras, americanas e europeias apresentarão seus programas de afiliação.
País onde quase 100 milhões de pessoas têm acesso à internet e gastam, em média, 27 horas por mês navegando - e consumindo -, o Brasil atrai cada vez mais grandes empresas estrangeiras. Mais de 70% das plataformas de afiliação que operam atualmente no país são estrangeiras. A EuroAds, por exemplo, é uma agência europeia de marketing online (com mais de 900 clientes) que identificou o potencial brasileiro e se instalou por aqui. “A EuroAds Brasil, ainda que recém chegada, é uma joint venture que já possui bastante experiência e know how no Brasil e que acredita que há grande potencial de crescimento para o mercado”, conta Audris Minders, da EuroAds Brasil, empresa confirmada no “Afiliados Brasil”.
Audris afirma ainda acreditar ser muito importante que as soluções oferecidas aos anunciantes e publishers sejam cada vez mais inovadoras e competitivas. “Nós, como plataformas intermediadoras, devemos continuar investindo em novas soluções e tecnologias para garantir que os nossos serviços sejam sempre competitivos”, completa. Além da EuroAds, as européias Kwanko e Zanox e a americana ClickBank também estarão no evento, junto com a Spider.ad, a Afilio e as brasileiras Hotmart e Uol Afiliados.
Mercado
Continua depois da publicidade
No marketing de afiliados temos três grandes atores: o publisher, que é blogueiro ou site com boa audiência; as plataformas, responsáveis pelo traqueamento (geração de códigos, links que irão rastrear um anúncio e contabilizar as vendas) de sites e blogs; e também os merchants, que são as pessoas ou empresas anunciantes, quem quer vender algo.
Hoje, os programas de afiliação apresentam-se como uma nova forma de monetização destes blogs, sites e redes sociais. “Com um diferencial: os merchants não são os únicos beneficiados. É uma relação ganha-ganha. Não apenas quem detém o produto ou serviço tem retorno financeiro. Todos ganham. O que permite, inclusive, começar um negócio na internet sem possuir um produto”, lembra Flávio Raimundo, consultor de SEO da Search Guidance e idealizador do “Afiliados Brasil”.
Continua depois da publicidade
A proposta do “Afiliados Brasil” é mostrar que não se pode fechar os olhos a esta considerável parcela do e-commerce mundial realizada através de marketing de afiliados, reforça Raimundo. Segundo ele, como a tendência é esta nova modalidade de vendas pela internet crescer ainda mais, o Congresso apresenta-se como ótima oportunidade para publishers de todo o país conhecerem os segredos da rentabilização por meio de programas de afiliados com os principais profissionais do setor no país. “Oferecemos a oportunidade de aprender a rentabilizar projetos eficazmente e alavancar os negócios na internet através de palestras educativas, promoção sistemática de networking e exposição de produtos e serviços relacionados a marketing de afiliados”, conclui Raimundo.
Mercado brasileiro é o que mais cresce
“Em comparação com outros mercados, como o norteamericano e europeu, o Brasil ainda tem muito que crescer, especialmente, no plano de mídia dos principais anunciantes do país. Nos mercados avançandos, o marketing de afiliados representa, em muitos casos, até 30% do investimento publicitário de um anunciante. Aqui ainda não chegamos a esta cifra. Em contrapartida, o mercado brasileiro é o que mais vem crescendo e tem um potencial muito grande de novos anunciantes e, portanto, novas oportunidades para afiliados”. A afirmação é da executiva da Zanox, Monalisa Rigo.
Continua depois da publicidade
A agência alemã com filial em solo brasileiro, líder de publicidade com base em resultados e que conta com mais de 70 clientes ativos no país e outras 3.687 marcas no mundo, participará do espaço para networking do “Afiliados Brasil - Congresso Brasileiro de Afiliados”, que acontece a partir do próximo dia 30 de junho, em São Paulo (SP). O objetivo da Zanox é aproveitar o evento para dar maior visibilidade ao seu negócio entre os publishers nacionais, conta Monalisa.
No “Afiliados Brasil” são esperados mais de 300 blogueiros, webmasters, afiliados, agências, publicitários e todo o tipo de usuários - direta ou indiretamente - ligados ao desenvolvimento de projetos comerciais na internet. As 17 palestras do programa do Congresso têm como objetivo mostrar o potencial da rentabilização de sites na internet.
Continua depois da publicidade