Continua depois da publicidade
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre foi eleito o melhor do Nordeste em uma pesquisa realizada pelo Ibope com usuários dos terminais da região.
Foram consultadas 1.422 pessoas, entre os dias 18 e 25 de agosto, nos oito aeroportos administrados pela Infraero nas capitais nordestinas (São Luís, Teresina, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador).
Cada entrevistado foi perguntado qual achava ser o melhor, o segundo melhor e o terceiro melhor aeroporto nordestino.
O do Recife foi citado por 37% dos viajantes como o mais estruturado da região. Em seguida, vieram o de Fortaleza (21%) e o de Salvador (15%).
Mais atrás, Natal (5%), Maceió, João Pessoa e Aracaju (2% cada um).
Continua depois da publicidade
O terminal pernambucano também liderou o total de menções -levando-se em conta as aparições como segundo e terceiro melhor: foi lembrado por 57% dos entrevistados.
As demais posições se mantiveram: Fortaleza (50%), Salvador (43%) e Natal (18%).
O terminal mais visitado, no entanto, é o de Salvador -60% dos entrevistados disseram já ter embarcado, desembarcado ou feito conexões nele; o do Recife ficou em segundo lugar, conhecido por 57% dos viajantes.
Continua depois da publicidade
Foram avaliados pelos turistas itens como a facilidade em encontrar carrinhos, a gentileza e auxílio dos funcionários, a sensação de segurança, a limpeza geral e a facilidade de achar redes de internet sem fio.
Novo Hub
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi encomendada pela Fundação CTI-NE (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste), para conhecer o perfil dos turistas e os serviços oferecidos na região.
Também foi perguntado aos entrevistados qual seria o aeroporto da região mais indicado para o estabelecimento de um novo hub da TAM -a empresa estuda criar um novo ponto de conexões internacionais em Pernambuco, Ceará ou Rio Grande do Norte.
Na pesquisa, Recife saiu novamente na frente, com 45% da preferência dos entrevistados. Fortaleza foi a segunda mais indicada, com 37% das menções; Natal teve 11%.
Continua depois da publicidade
"O hub vai mudar a história do turismo na região Nordeste e toda a região será beneficiada, independentemente da cidade escolhida. Precisamos aproveitar essa oportunidade", disse, em comunicado, a presidente da Fundação CTI-NE, Jeanine Pires.
Espera-se que o investimento feito pela Latam alcance R$ 4 bilhões e gere até 10 mil empregos na cidade escolhida.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.