Cotidiano

Aeroporto de Guarujá: veja a linha do tempo até a conclusão da primeira etapa

Depois de anos de planejamento e articulações políticas e obras, foi concluída a primeira etapa do tão esperado Aeroporto Civil Metropolitano

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 15/04/2025 às 16:45

Atualizado em 15/04/2025 às 17:00

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Pista do Aeroporto Metropolitano de Guarujá foi entregue em abril de 2025 / Divulgação/PMG

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Instalado em uma área da Base Aérea de Santos, o Aeroporto de Guarujá acaba de concluir sua primeira etapa, marcando um momento histórico para a Baixada Santista. O projeto enfrentou uma série de desafios ao longo dos anos, mas agora desponta como uma nova alternativa de transporte regional e vetor de desenvolvimento econômico para a região.

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Na tarde desta segunda-feira (14), a primeira etapa das obras foi entregue: a reforma e adequação da pista de pousos e decolagens, as pistas A, B e C de taxiamento e o sistema de drenagem do aeroporto. A entrega foi feita pelo prefeito de Guarujá, Farid Madi, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e demais autoridades.

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“A nossa expectativa é receber vôos executivos já nos próximos dias, já para a aviação geral, de companhias aéreas, nós esperamos que seja no próximo ano”, anunciou o ministro Costa Filho. Com mais cautela, o prefeito Farid evitou dar prazos para o início da operação comercial do aeroporto, mas confirmou que vôos particulares poderão usar a nova pista com a devida autorização da Aeronáutica.

Linha do tempo do projeto

2018 – Primeiras tratativas formais com a Aeronáutica

A Prefeitura de Guarujá iniciou conversas com a Força Aérea Brasileira (FAB) para viabilizar o uso compartilhado da base.

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Maio de 2019 – Assinatura do Termo de Cessão

O Governo Federal oficializa o uso da Base Aérea de Santos para fins civis. Em entrevista ao Diário do Litoral, o então prefeito Válter Suman declarou: “Este é um passo estratégico para transformar Guarujá em uma referência logística e turística. Estamos plantando uma semente que vai beneficiar toda a região metropolitana”.

2020 – Pandemia atrasa o cronograma

O avanço da COVID-19 interrompe projetos e redireciona verbas, postergando o início das obras.

2021 – Licenciamento ambiental e plano diretor

Avanços técnicos ocorrem com a obtenção das licenças ambientais e o desenvolvimento do plano diretor aeroportuário.

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Agosto de 2022 – Parceria com o Governo do Estado

O então secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, disse ao Diário do Litoral: “O Governo de São Paulo entende que o aeroporto é uma peça-chave para o desenvolvimento do litoral. Estamos comprometidos em acelerar essa entrega com todo o apoio técnico necessário.”

Julho de 2023 – Início das obras da primeira etapa

Máquinas entram em operação para construir o terminal provisório e reformar a pista.

Dezembro de 2024 – Instalação de equipamentos de navegação aérea

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) instala os primeiros sistemas de navegação e sinalização para garantir a operação segura dos voos.

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Abril de 2025 – Conclusão da primeira etapa

Entrega oficial do terminal provisório, do pátio de aeronaves, acesso viário e sistema de segurança. A cidade comemora a concretização do projeto.

Expectativas e próximos passos

Com a conclusão da primeira etapa, a Prefeitura busca a certificação final da ANAC e a definição de rotas com companhias aéreas. A segunda fase prevê o terminal definitivo e ampliação da pista.

Durante a inauguração, o prefeito Farid Madi afirmou: “Este aeroporto é um divisor de águas. Não é apenas uma conquista de Guarujá, mas de toda a Baixada Santista. Estamos conectando o litoral ao Brasil.”

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Impactos esperados

A estimativa inicial é que o aeroporto receba cerca de 200 mil passageiros por ano na fase inicial, com possibilidade de expansão. A proximidade com o Porto de Santos e o polo industrial do Cubatão coloca Guarujá em uma posição estratégica para logística e negócios.

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