Cotidiano
A iniciativa faz parte do programa Diplomacia Civil, organizado pelo Instituto Global Attitude e tem como missão conectar pessoas, organizações e governos
Gabriel tentar angariar recursos através de um site de financiamento coletivo / Divulgação
Continua depois da publicidade
Entre os dias 16 e 21 de junho, o advogado Gabriel Miceli de Carvalho (29) será uma das caras do Brasil no principal fórum europeu sobre cooperação e desenvolvimento internacional, o European Development Days. O evento acontece em Bruxelas, na Bélgica e reúne mais de 10 mil participantes, de 150 países diferentes. O santista concorreu com outros 70 jovens de todo o país para 1 das 4 vagas disponibilizadas pelo projeto Diplomacia Civil, do Instituto Global Attitude - uma OSCIP que tem como objetivo conectar pessoas, organizações e governos, inspirando-os a compreender e a transformar o mundo.
O programa Diplomacia Civil atua na formação de representantes da sociedade civil para o exercício de sua influência no cenário internacional. Seu foco é levar a voz brasileira para plataformas multilaterais de discussão no mundo. O projeto já contou com a participação de mais de 350 delegados em mais de 20 fóruns relevantes, organizados por agências da ONU, Banco Mundial e FMI, OMC, BRICS, G20, Comissão Européia, OCDE, entre outros.
Continua depois da publicidade
O tema deste ano é “Enfrentando as desigualdades: construindo um mundo que não deixa ninguém para trás”. E trata de assuntos muito pertinentes a realidade brasileira e tem como foco três questões principais: por que desigualdades importam para o desenvolvimento sustentável; compreendendo as causas estruturais das desigualdades; e trabalhando em conjunto através de políticas mais eficazes para lidar com as desigualdades.
“O mais incrível disso tudo será toda bagagem que trarei: centenas de experiências e ideias que estão sendo aplicadas ao redor do mundo para pensarmos soluções locais de combates às desigualdades sociais.” Enfatiza, Gabriel.
Continua depois da publicidade
Os selecionados pelo Diplomacia Civil poderão participar dos painéis e debates por meio de perguntas. Durante o período do fórum a delegação interage com grandes personalidades do cenário europeu, funcionários de organizações e representantes de governo. O networking é uma das grandes vantagens da participação no programa.
Além disso, a delegação contará com agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, com personalidades relevantes para o tema do fórum e relações com o Brasil. Também é feita visita guiada ao Parlamento Europeu.
Apesar de jovem, Gabriel já tem um longo currículo. É graduado pela Universidade Católica de Santos. Tem pós graduação em direito Penal e Processual Penal pela Escola Paulista de Direito. Uma extensão em Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública pela FVG-RJ/CAF/ George Washington University e outra em Advocacy pelo Advocacy HUB. É diretor adjunto de Cidadania e Ação Social da Ordem dos Advogados Brasil – Subseção Santos. É membro da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, Embaixador Politize e Conselheiro Titular no Conselho Municipal da Juventude de Santos.
Continua depois da publicidade
Como o programa é pago (R$ 10.400), Gabriel tentar angariar recursos através de um site de financiamento coletivo. Em contrapartida, promete partilhar com os colaboradores todo o conteúdo do evento através de fotos, vídeos, palestras, conteúdos escritos e webinars. Além disso, o advogado se colocará a disposição para ajudar todos que tenham interesse em participar de fóruns internacionais. Para ajudar, bastar acessar www.vakinha.com.br/vaquinha/diplomacia-civil-miceli-na-belgica
Além dele, os outros três selecionados para representar o país são: a analista de relações internacionais, Marina Pongitor, de Sorocaba e os advogados Igor Cavalcante e Isabella Ferreira, respectivamente de Fortaleza e Curitiba.