Cotidiano

Aberta licitação de obra do rio São Jorge

Desassoreamento do Rio São Jorge, na Zona Noroeste, deve durar 18 meses, afirma prefeito Paulo Alexandre Barbosa

Publicado em 10/05/2013 às 11:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Orçada em R$ 20 milhões, a obra de desassoreamento do Rio São Jorge, no trecho entre a foz do canal da Rua Roberto Molina Cintra (Bom Retiro) até a confluência dos rios dos Bugres com Casqueiro, deve ser iniciada no segundo semestre. O edital de licitação foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial de Santos.

No início da noite de ontem, em entrevista coletiva no Paço Municipal, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), informou que a obra deve durar 18 meses. “Não se tem registro, no passado, do desassoreamento deste rio”, comentou o chefe do Executivo.

A intervenção faz parte da segunda fase do Programa Santos Novos Tempos e compreende três mil metros de extensão, com previsão de retirada de 165 mil m³ (o equivalente a 66 piscinas olímpicas) de materiais submersos e aumento da profundidade do canal para três metros — hoje varia de 30 cm a 40 cm.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Esta é uma obra importante no processo de eliminação de enchentes”, disse o prefeito (Foto: Matheus Tagé/DL)

A Prefeitura já tem a licença ambiental para os trabalhos — não foi necessária a obtenção do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O material recolhido do rio será colocado em um espaço, na Zona Noroeste, para ser analisado.

Os principais beneficiados com a obra, segundo o prefeito, serão, primeiramente, os moradores dos bairros Santa Maria, Chico de Paula e São Manoel.
“Esta é uma obra importante no processo de eliminação de enchentes da região, para garantir a fluidez das águas quando as comportas estiverem prontas e também em caráter imediato”, explicou Paulo Alexandre Barbosa.

A obra de desassoreamento deve ocorrer paralelamente à primeira fase do Santos Novos Tempos, etapa que congrega a construção de cinco estações elevatórias, duas comportas, galerias e implantação de 21 bombas.

Paulo Alexandre salientou, na entrevista coletiva, que o conjunto de intervenções, ao seu final, vai beneficiar toda a população da Zona Noroeste.

Licitação

O aviso de edital de licitação da obra, à página 14 do Diário Oficial de ontem, informa que a concorrência ocorrerá na modalidade menor preço e a abertura de envelope está prevista para 11 de junho, às 10 horas, no Departamento de Licitações (Rua XV de Novembro, 195 – 8° andar, Centro).

As empresas interessadas podem retirar o edital de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 ou das 14h30 às 16h30, à Rua XV de Novembro, 195 – 8° andar. O custo é de R$ 30,00. Mais informações pelo telefone 3201-5165. Já a vistoria técnica na área da intervenção poderá ser feita mediante agendamento pelo tel.: (13) 3228-8777.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software