Continua depois da publicidade
Hoje, a cidade de Bertioga — a mais jovem da Baixada Santista em emancipação política — completa 23 anos. A festa começou na sexta-feira, dia 16, mas o dia de comemoração contará que uma vasta programação. A principal delas será a chegada da relíquia de Anchieta ao Forte São João. Para explicar o que a cidade irá comemorar nesta segunda-feira, o prefeito Mauro Orlandini (DEM), em entrevista ao Diário do Litoral, exaltou o progresso da Cidade e os pontos principais da programação de aniversário
Diário do Litoral - Qual será o momento principal da programação de aniversário da Cidade?
Mauro Orlandini - O principal momento este ano são as homenagens a São José de Anchieta. A Prefeitura, em parceria com a Associação Internacional Anchieta (AIA), Prefeitura de Guarujá e a Paróquia São João Batista, de Bertioga, organizou uma extensa programação da Celebração de Canonização de José de Anchieta para comemorar a proclamação do mais novo santo do Brasil. O ponto alto da celebração será a chegada da relíquia de Anchieta ao Forte São João. Trata-se de um pedaço do fêmur esquerdo do jesuíta, que ficará exposto para visitação até segunda-feira (19), quando a Cidade comemora 23 anos de emancipação político-administrativa.
O Barco Escola Arca do Saber levará os visitantes até as ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, do outro lado do Canal de Bertioga, no município vizinho de Guarujá. Construída por volta de 1.560, serviu de capela para a celebração de missas pelo Padre José de Anchieta e seria o local onde ocorreu o ‘Milagre do Resplendor e Música no Céu’, popularmente conhecido como ‘Milagre das Luzes’, que vamos representar no dia 19, quando a relíquia será levada de barco para a Ermida Santo Antônio do Guaibê, encerrando as homenagens ao santo. Entre as peças que estarão em exposição no Forte São João, além da relíquia, estão esculturas de José de Anchieta, a réplica do manto utilizado pelo padre, reproduções de Mapas Cartográficos e da Carta de Piratininga.
Continua depois da publicidade
DL - O que os moradores irão ganhar de presente nas comemorações deste ano?
Orlandini – A cada ano, Bertioga vem se desenvolvendo e esse progresso resulta em uma Cidade melhor para se viver. Mas o destaque este ano é a obra de reurbanização da Avenida Anchieta, que ganhou a ciclovia, totalmente iluminada. Trata-se de um importante investimento em mobilidade urbana e que beneficia grande parcela da comunidade.
DL - A cidade evoluiu em quais áreas este ano que passou e o que está projetado para o próximo?
Continua depois da publicidade
Orlandini – Uma evolução importante que pode ser destacada são as obras estruturantes que estão sendo realizadas, como as galerias de macrodrenagem, que fazem parte da reurbanização da Avenida Anchieta. Essas obras são “enterradas”, mas representam o planejamento das vias. Com a drenagem pronta, e as redes de água e esgoto, as ruas podem receber guia, sarjeta e pavimentação de forma definitiva.
DL - Hoje também deve ser um dia de festa para o prefeito da Cidade, qual presente a cidade poderia lhe dar ou lhe deu nestes anos?
Orlandini – A comunidade vem me dando, nos últimos anos, um presente muito especial: a compreensão. A população de Bertioga compreende meus gestos como administrador público, entende as dificuldades naturais do cargo. É muito difícil conseguir a plenitude da satisfação, mas estou feliz pela compreensão da minha comunidade. É preciso lembrar que Bertioga é uma Cidade nova, estamos construindo um município, já tivemos muitos avanços, sempre com apoio da comunidade.