As câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura contribuíram para monitorar o trabalho / Carlos Nogueira/PMS
Continua depois da publicidade
Quem decidiu passear na orla de Santos encontrou o lugar bastante limpo e organizado nesta quarta-feira (1°).
Isso porque 559 trabalhadores realizaram mutirão de limpeza durante a madrugada do primeiro dia de 2025. Foram recolhidas 90 toneladas de lixo durante a megaoperação deste Réveillon, registrando um aumento de 34% em relação ao ano anterior (67 toneladas).
Continua depois da publicidade
Entre 2h30 e 6h, um ‘exército da faxina’ trabalhou a todo vapor para retirar os resíduos da festa do Réveillon. Os profissionais atuaram desde o limite geográfico com São Vicente até a Ponta da Praia, além de outros locais que precisaram de apoio extra. Participaram dos serviços 245 varredores, 189 ajudantes, 27 coletores, 48 motoristas, sete operadores, além de 37 fiscais e seis encarregados.
A megaoperação contou com o apoio de 40 veículos entre caminhões e transportadores de resíduos, como retroescavadeiras, pás carregadeiras e tratores.
Continua depois da publicidade
As câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura contribuíram para monitorar o trabalho e facilitar o deslocamento das equipes para pontos onde havia maior concentração de resíduos.
"Mais uma vez concluímos com sucesso a megaoperação de limpeza no Réveillon. O esforço e a dedicação dos mais de 500 trabalhadores proporcionaram uma praia limpa e uma orla agradável para santistas e turistas logo nas primeiras horas de 2025", ressaltou Marco Aurélio Neves, gestor da limpeza urbana de Santos.
O trabalho de limpeza das praias é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e conta com apoio da Sepref (Secretaria de Prefeituras Regionais), CET-Santos, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. Os trabalhos são executados por equipes da Terracom.
Continua depois da publicidade