Continua depois da publicidade
Para reduzir o consumo de água, a Prefeitura vai desativar 75% dos chuveirinhos da orla, a partir do próximo mês. Em cada conjunto de quatro duchas, somente uma permanecerá funcionando, nos locais onde há lava-pés. Nos pontos onde esses dispositivos ainda não existem, duas duchas serão mantidas ligadas temporariamente, até a instalação dos equipamentos.
Em toda a extensão da praia são 47 conjuntos de chuveiros, com quatro duchas em cada, totalizando 188. Até o final de março está prevista a instalação de um lava-pés em cada conjunto. O equipamento tem de 1,20m de altura, com 15cm de diâmetro e por ser menor e ter guicho direcionado, é mais econômico. “Até o momento 27 já foram instalados”, explica a subprefeita da Orla e Zona Intermediária, Fabiana Ramos Garcia Pires.
De acordo ela, a medida pretende evitar a utilização indevida dos chuveirinhos, coibir atos de vandalismo e diminuir os gastos públicos. “O desligamento será gradual e sem data de retorno”, disse. Fabiana ressalta que na próxima temporada de verão, em razão do aumento do número de turistas, a restrição poderá ser revista.
Continua depois da publicidade