Continua depois da publicidade
Segundo pesquisa encomendada pela Ideal Invest, para ter acesso à universidade, o uso de financiamento privado ou público surge como opção considerada por 71% de jovens e adultos entrevistados que ainda não cursam faculdade e apontam que pretendem prestar vestibular, mesmo não conhecendo todas as opções de créditos existentes no mercado. O número é quase o triplo dos atuais 24% de novos entrantes nas faculdades brasileiras que recorrem a algum tipo de financiamento ou bolsa.
A Unimonte oferece dois tipos de financiamento aos alunos: o Fies (Programa de Financiamento Estudantil do Ensino Superior), do Governo Federal, e o Programa Unimonte Juros Zero em parceria com Pra Valer. Com o Fies, é possível pagar as mensalidades do curso 18 meses após formado e financiar até 100% do valor do curso.
No Unimonte Juros Zero, o aluno financia 100% e paga a metade do valor da mensalidade no dobro de tempo do curso. Por exemplo: mensalidade normal: R$ 535,00 por mês durante 2 anos; mensalidade com Unimonte Juros Zero: R$ 267,50 por mês durante 4 anos. Alunos veteranos podem agora fazer uso desta modalidade com vagas limitadas.
“O mais interessante é que ainda dá tempo de contratar esses financiamentos para cursar o segundo semestre de 2014. É possível financiar até a matrícula. Caso o aluno esteja matriculado, ele terá até o final do semestre para contratar”, explica Alyssa Scarcini, responsável pelos financiamentos na Unimonte.
Continua depois da publicidade
Requisitos
Para o Fies, o aluno não pode ter renda familiar maior que 20 salários mínimos e, para quem teve sua formação no Ensino Médio depois de 2010, precisa ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com ele, ainda há a opção de ter nome restrito e, dependendo do perfil, não precisa de fiador. Já com o Unimonte Juros Zero, o aluno mais o garantidor - que é obrigatório - precisam comprovar renda o dobro do valor da mensalidade e não podem ter restrição no nome.
Continua depois da publicidade
Estudante de Medicina Veterinária do 3º ano, Ramoniel Gonçalo da Silva está realizando o sonho de infância de ser veterinário graças ao Fies. “Meus pais não tinham condições de arcar com as mensalidades. Consegui o financiamento desde o início do curso. Recomendo a outros alunos que querem estudar e não podem pagar”.