Continua depois da publicidade
Tradição, bom gosto e solidariedade marcaram a 32ª Festa da Tainha, realizada pelo Lions Clube Guarujá Sul. O evento, que é tradicional na Cidade e está no Calendário Oficial do Município, foi encerrado no último fim de semana e contou com apoio da Prefeitura de Guarujá e parceiros. De acordo com os organizadores, cerca de 5 mil pessoas participaram da festa ao longo do mês e os recursos serão destinados às ações benemerentes promovidas pelo clube de servir.
Para o presidente do Lions Clube Guarujá Sul, João Haroldo de Oliveira, o saldo foi positivo, mesmo com a realização da Copa do Mundo, o que às vezes acaba afastando as pessoas do evento. “Tivemos uma média de 400 a 500 pessoas por noite. No total, recebemos mais de 5 mil pessoas. A Festa foi muito boa, alguns até trouxeram brinquedos para doarmos no Dia das Crianças porque sabem que o Lions trabalha com o intuito de ajudar as pessoas. O nosso forte é o Banco de Óculos. Recebemos armações antigas e mandamos fazer as lentes para quem precisa e não tem como pagar. Temos também o Banco de Fraldas Geriátricas e doamos cadeiras de roda também”, contou.
Continua depois da publicidade
A secretária municipal de Coordenação Governamental, Eliane Ribeiro, representou a prefeita Maria Antonieta de Brito na noite de sexta-feira (20). “A Festa da Tainha é um evento tradicional na nossa Cidade, está no Calendário Oficial do Município e tem total apoio da Prefeitura. Além de valorizar nossa gastronomia caiçara, tem um papel social muito importante, arrecadando fundos para ações assistenciais voltadas às pessoas mais carentes de Guarujá e Vicente de Carvalho”, disse a secretária.
Continua depois da publicidade
Receita de sucesso – A tainha assada na brasa, acompanhada de arroz, farofa, rodelas de limão e uma caneca com vinho dá água na boca e atrai pessoas de toda parte da Ilha de Santo Amaro e de muitos outros lugares. Santos, São Paulo, Santo André, Praia Grande, Mogi das Cruzes e São José dos Campos são alguns dos destinos dos participantes da 32ª Festa da Tainha.
De acordo com a professora Amanda Eduardo Costa, que foi ao local pela primeira vez, valeu a pena levar seus parentes ao local. Natural de Santo André, Amanda veio com os pais, a tia, a irmã e o cunhado passar o feriado na casa que a família tem no Perequê e ficou sabendo do evento quando viu banners pela Cidade. Apesar de não saber onde era, pesquisou na internet, jogou no GPS e encontrou o Lions Clube Guarujá Sul, no Jardim Boa Esperança. “Gostei da organização, da estrutura, da intenção, que é beneficente, e achei as porções bem servidas. Está tudo muito legal”, considerou.
O paulistano Douglas Ferreira de Moraes, que tem casa na Enseada há 16 anos, voltou à Festa da Tainha depois de três anos. “Sou do Rotary de São Paulo e aqui é maravilhoso para trazer a família”, comentou.
Continua depois da publicidade
Noite do Caldo Verde – A Noite do Caldo Verde acontece no próximo dia 26 de julho, às 20 horas, em prol do projeto “Trabalhar brincando”. O convite custa R$ 10 e um brinquedo usado. O Lions Clube Guarujá Sul fica na Avenida Vicente de Carvalho, 275 – Jardim Boa Esperança. O telefone é 3352-4086 ou 3382-1274.