Continua depois da publicidade
Balanço parcial sobre exames de sífilis e HIV realizados durante a campanha Fique sabendo, tire o peso da dúvida! Saber faz toda a diferença mostra que 1.350 se submeteram aos testes nos cinco dias da mobilização alusiva ao Dia Mundial da Aids (2 de dezembro). Ação foi promovida na nesta semana com atendimento nas unidades básicas e postos montados em diversos pontos da Cidade.
De acordo com a chefe da Seção de Prevenção da Secretaria de Saúde, Mônica Lobarinhas, a expectativa era realizar 1.200 exames na campanha deste ano. "No nosso levantamento prévio, tivemos 1.350 pessoas testadas, com 2.700 resultados, já que cada exame detectava a presença dos vírus HIV e da sífilis".
Ainda segundo Mônica Lobarinhas, as unidades básicas realizaram 700 exames tradicionais, cujo procedimento é a retirada do sangue, encaminhamento para laboratório e resultado em 10 dias úteis.
Continua depois da publicidade
"Esses pacientes são orientados a retornar no prazo fixado. No caso de resultado positivo, realiza novo teste, o confirmatório. Se mantido resultado positivo, recebe o aconselhamento por parte de um integrante da equipe da unidade, e é encaminhado para o Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA). No CTA, o paciente passa por consulta com infectologista e recebe os medicamento anti-retrovirais para início imediato do tratamento".
Conforme ela, o mesmo procedimento é aplicado com quem fez o teste rápido, que consiste na coleta de sangue e de fluido oral, com resultado pronto entre 30 e 50 minutos. "No CTA realizamos 200 testes rápidos e nas atividades externas, outros 450”.
Continua depois da publicidade