Continua depois da publicidade
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande em Guarujá foi o cenário perfeito para a cerimônia de abertura da 12ª Semana Nacional de Museus, na última segunda-feira (12). A programação ocorre na Cidade até sábado (17). Esta é a primeira que a Cidade participa do evento, que é reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.
O coquetel de abertura desta segunda (12) também marcou o pré-lançamento da segunda edição do livro: “Porto de Santos - Armada no Mar & Bandeiras na Terra”, de Élcio Rogério Secomandi e coautoria de Clotilde Paul. Segundo explica Secomandi, “a obra de 132 páginas faz três leituras: econômica (por meio de nomes populares como porto de escravos, de açúcar, porto de sal, da morte, do ouro, etc); lúdica (que destaca o crescimento do Porto e suas principais riquezas) e geopolítica. Além de reunir uma diversidade de fotos e está disponível em três idiomas”.
Continua depois da publicidade
Um dos destaques da programação da Semana dos Museus desta segunda (12) foi o Recital de Voz e Violão com “Duo Tessituras”, por Daniela Amaral e Fred Lincoln com a apresentação: “Contos de Amor y Vida em España”. A data também contou com visita monitorada às Muralhas e Trilha do Paiol pela manhã, e à tarde, Feira de Troca de Livros com Exposição de fotos do Projeto Mania de Leitura, dirigido pela coordenadora de Literatura da Prefeitura, a poetisa Márcia Guedes. A secretária interina Executiva de Coordenação Governamental da Prefeitura, Eliane Ribeiro, também prestigiou o evento do último dia 12.
Continua depois da publicidade
Representando a prefeita do Município, Maria Antonieta de Brito na abertura, o chefe de Gabinete e Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura, Cândido Garcia Alonso, fala da satisfação de prestigiar o evento. “Fico contente de participar de eventos desta importância. Que todos tenham um belo aproveitamento nesta semana. Parabéns a todos da Secretaria pelo mérito do trabalho, que valoriza cada vez mais os aspectos culturais da nossa Cidade”.
O secretário interino de Cultura de Guarujá, Odair Dias, parabenizou todos que contribuíram para a realização da Semana no intuito de consolidar as políticas públicas de preservação do patrimônio arquitetônico. “Reafirmo o compromisso da prefeita Antonieta, pela conservação da memória na Cidade, pois foi nesta gestão que se começou uma política de preservação do patrimônio histórico e cultural.
“Esta é uma data importante para todos nós e quero agradecer a presença e o empenho de todos para a realização de mais este evento”, disse a diretora de Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico da Secretaria Municipal de Cultura, Patrícia Lima. Ela destacou ainda as performances do grupo de teatro Elipsoidal, que também integrou programação da segunda (12). “Foi uma forma que encontramos de divertir as crianças, o que tem provocado o aumento de visitas à Fortaleza”.
Continua depois da publicidade
17 de maio (sábado)
9:00h - 11:30h - Visita Monitorada as Muralhas e Trilha do Paiol *nova atração
(Pede-se que os interessados venham calçados com tênis ou bota)
Continua depois da publicidade
09:00h às 17:00h – Feira de Troca de Livros com Exposição de fotos do Projeto Mania de Leitura - Recomenda-se que os livros não sejam didáticos e estejam em bom estado.
16:00h – Abertura da Exposição Fotográfica “Retratos de uma Realidade Ignorada”
“Bate papo” com os participantes da exposição, o historiador Cadu Castro e convidados.
Continua depois da publicidade
17:00h – Coquetel de lançamento da Exposição Fotográfica “Retratos de uma Realidade Ignorada”.