Continua depois da publicidade
Exposição de fotos, documentos e objetos antigos, apresentações teatrais e musicais dos alunos, o ‘parabéns’ e até uma sessão solene da Câmara Municipal para entrega de placa comemorativa resgataram os 100 anos da escola municipal ‘Auxiliadora da Instrução’ (Estuário), completados na sexta-feira (1º), com festa durante todo o dia.
O ex-aluno Manuel de Paula Filho, de 68 anos, protagonizou uma peça teatral idealizada pelos alunos do programa ‘Escola Total’, que também participaram, trajando os uniformes da época. O enredo contou a vida estudantil de Manuel. “Foi muita emoção. Guardo excelentes recordações. Meus filhos estudaram aqui e hoje minha neta também.”
Funcionários
Continua depois da publicidade
A festa foi prestigiada igualmente por funcionários e educadores. A secretária de Educação, Venúzia Fernandes, ressaltou as milhares de crianças e jovens, educadores e funcionários, pais e colaboradores que contribuíram para escrever a biografia da centenária escola. “Tal patrimônio de luta, trabalho e dedicação encontra-se impregnado nas paredes e alicerces deste edifício, porém, mais que isso, encontra-se gravado nos corações e mentes dos que aqui estudaram e trabalharam”. A diretora Lenita Maria Casado Lima Martins estava muito feliz com o centenário. “Toda a escola e a comunidade se envolveram na comemoração.”