Contraponto
Praticamente nenhum vereador ou vereadora eleito ou reeleito na última eleição mora na região, que possui problemas crônicos
A Zona Noroeste tem em mãos apenas o vereador suplente Luís Henrique Fernandes (PT) / Divulgação/Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Quando o assunto é Zona Noroeste, sempre vem à cabeça do santista que a região possui problemas crônicos e diários na área de educação, transporte e, principalmente, de enchentes constantes em dias de chuva. No entanto, as votações na Câmara voltaram à ativa este mês e uma outra questão precisa ser lembrada: a representação. Praticamente nenhum vereador ou vereadora eleito ou reeleito mora lá.
O presidente da Casa, vereador Adilson Júnior (PP) alega que é nascido lá. O colega Lincoln Reis (Podemos) também por morar no Morro da Nova Cintra. A vereadora Débora Camilo (Psol) chegou a morar lá, mas agora tem residência no Macuco. O vereador João Neri não foi reeleito.
Continua depois da publicidade
Enfim, no ‘frigir dos ovos’ - expressão idiomática que significa no fim das contas ou afinal – a ZN tem em mãos apenas o vereador suplente Luís Henrique Fernandes (PT).
Fernandes é nascido e criado na ZN e conquistou mais de 750 votos em sua primeira eleição. “Vou trabalhar em conjunto com meus colegas para cobrar comprometimento com a nossa Zona Noroeste e levar melhorias para os seus moradores”, afirma o sonhador jovem de 22 anos, que promete não aguardar a oportunidade de subir na tribuna da casa para agir.
Continua depois da publicidade
Fernandes quer ampliação dos horários de atendimento das policlínicas e debater práticas de adaptação da infraestrutura da cidade para as mudanças climáticas. Defende ainda creches em tempo integral, a criação de uma secretaria voltada para a Habitação – Santos não tem, mas tem a Cohab Santista. Quer gerar condições para as sociedades de bairro adotarem a Economia Circular e a Economia Criativa.
Entre seus projetos estão o Natal na Quebrada, projeto social que tem como objetivo levar a magia natalina para as periferias santistas, e o Quebrada,Pod! - podcast em que entrevista talentos e lideranças das áreas carentes da Baixada Santista.
Quem sabe, com a vontade que está, o jovem pode dar algum passo para concretizar um grande sonho da ZN: o túnel do maciço central, unindo as zonas Noroeste e Leste. Nas últimas eleições, o Diário cobrou o equipamento de Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL). O primeiro foi reeleito e nenhum anúncio até hoje.
Continua depois da publicidade
A Assessoria de Rogério Santos informa tempos atrás que as tratativas com os governos Federal e Estadual foram iniciadas e que, em reunião governador Tarcisio de Freitas (Republicanos), o prefeito destacou a importância da obra para a mobilidade urbana não só em Santos, mas para a Baixada, por criar um novo corredor viário que estará conectado ao futuro túnel submerso entre Santos e Guarujá e ao projeto da terceira pista da Imigrantes, já anunciada. Vamos torcer!