Contraponto

Zona Noroeste quer melhorias e atenção mas, agora, também carece de representação

Praticamente nenhum vereador ou vereadora eleito ou reeleito na última eleição mora na região, que possui problemas crônicos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 25/02/2025 às 16:48

Atualizado em 25/02/2025 às 16:48

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Zona Noroeste tem em mãos apenas o vereador suplente Luís Henrique Fernandes (PT) / Divulgação/Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

Quando o assunto é Zona Noroeste, sempre vem à cabeça do santista que a região possui problemas crônicos e diários na área de educação, transporte e, principalmente, de enchentes constantes em dias de chuva. No entanto, as votações na Câmara voltaram à ativa este mês e uma outra questão precisa ser lembrada: a representação. Praticamente nenhum vereador ou vereadora eleito ou reeleito mora lá.  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O presidente da Casa, vereador Adilson Júnior (PP) alega que é nascido lá. O colega Lincoln Reis (Podemos) também por morar no Morro da Nova Cintra. A vereadora Débora Camilo (Psol) chegou a morar lá, mas agora tem residência no Macuco. O vereador João Neri não foi reeleito.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Candidatos a prefeito de Santos querem tirar túnel da Zona Noroeste do papel

Enfim, no ‘frigir dos ovos’ - expressão idiomática que significa no fim das contas ou afinal – a ZN tem em mãos apenas o vereador suplente Luís Henrique Fernandes (PT).  

Quem é ele?

Fernandes é nascido e criado na ZN e conquistou mais de 750 votos em sua primeira eleição. “Vou trabalhar em conjunto com meus colegas para cobrar comprometimento com a nossa Zona Noroeste e levar melhorias para os seus moradores”, afirma o sonhador jovem de 22 anos, que promete não aguardar a oportunidade de subir na tribuna da casa para agir.   

Continua depois da publicidade

Pautas

Fernandes quer ampliação dos horários de atendimento das policlínicas e debater práticas de adaptação da infraestrutura da cidade para as mudanças climáticas. Defende ainda creches em tempo integral, a criação de uma secretaria voltada para a Habitação – Santos não tem, mas tem a Cohab Santista. Quer gerar condições para as sociedades de bairro adotarem a Economia Circular e a Economia Criativa.

Entre seus projetos estão o Natal na Quebrada, projeto social que tem como objetivo levar a magia natalina para as periferias santistas, e o Quebrada,Pod! - podcast em que entrevista talentos e lideranças das áreas carentes da Baixada Santista.

Esperança

Quem sabe, com a vontade que está, o jovem pode dar algum passo para concretizar um grande sonho da ZN: o túnel do maciço central, unindo as zonas Noroeste e Leste. Nas últimas eleições, o Diário cobrou o equipamento de Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL). O primeiro foi reeleito e nenhum anúncio até hoje.   

Continua depois da publicidade

A Assessoria de Rogério Santos informa tempos atrás que as tratativas com os governos Federal e Estadual foram iniciadas e que, em reunião governador Tarcisio de Freitas (Republicanos), o prefeito destacou a importância da obra para a mobilidade urbana não só em Santos, mas para a Baixada, por criar um novo corredor viário que estará conectado ao futuro túnel submerso entre Santos e Guarujá e ao projeto da terceira pista da Imigrantes, já anunciada. Vamos torcer!

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software