Contraponto

Vereadora de Guarujá propõe Passe Livre Saúde. Por que não?

A medida, segundo Adriana, pretende assegurar o direito à mobilidade de pacientes que enfrentam dificuldades financeiras

Carlos Ratton

Publicado em 24/04/2025 às 07:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A vereadora Adriana Machado (PSD) está propondo, via Câmara, a criação do Passe Livre Saúde / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Uma boa iniciativa que pode trazer benefícios a centenas de pessoas em Guarujá e que poderia ser copiada em todas as cidades da Baixada Santista, visto que saúde pública é prioridade em qualquer administração e o transporte público é um dos mais caros do País se for levada em conta a distância percorrida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A vereadora Adriana Machado (PSD) está propondo, via Câmara, a criação do Passe Livre Saúde, que busca garantir transporte gratuito para pacientes que necessitam de atendimento contínuo na rede pública de saúde do município.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• O alvo agora para escola de milico é o museu de pesca, será?

• Confronto entre vereador e secretária acaba expondo PL em Santos

A medida, segundo Adriana, pretende assegurar o direito à mobilidade de pacientes que enfrentam dificuldades financeiras para custear o deslocamento até as unidades de saúde, garantindo a continuidade dos tratamentos médicos essenciais.

A proposta, já adotada em cidades como Belo Horizonte, beneficiaria, entre outros, gestantes que necessitam realizar consultas e exames de pré-natal regularmente, pessoas com HIV que precisam retirar medicamentos e receber atendimento especializado, pacientes com doenças raras e cidadãos com condições que exigem acompanhamento médico frequente.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o município já conta com leis similares, como o Passe Gestante, porém sua aplicação é restrita a partir do sexto mês de gravidez, limitando o acesso ao acompanhamento médico desde as fases iniciais da gestação. Além disso, portadores de câncer que realizam tratamento em hospitais credenciados do SUS também são beneficiados com passagem gratuita. 

No entanto, a criação do Passe Livre Saúde ampliaria esse benefício a outras pessoas, proporcionando um atendimento mais acessível e eficaz, além de evitar a interrupção de tratamentos. Adriana reforça a importância da iniciativa e solicita que a Prefeitura realize os estudos necessários para avaliar a viabilidade da proposta. 

"Estamos num momento importante, quando o contrato do transporte coletivo está sendo amplamente discutido. Guarujá já pagou mais de R$ 385 milhões em subsídio para o transporte público, acredito que seja recurso suficiente para garantir esse benefício para quem mais precisa. O Passe Livre Saúde seria voltado para a população de baixa renda em tratamento contínuo, garantindo o deslocamento gratuito no momento mais difícil", destaca.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software