Coluna

Projeto quer acabar com transporte de animais por navios e outros assuntos

Em Santos, vereador fiscaliza o Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças

LG Rodrigues

Publicado em 15/03/2024 às 08:00

Atualizado em 15/03/2024 às 10:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Transporte de bois por navios pode estar com dias contados / ANDREY CÂMARA / UNSPLASH

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Te lembra algo? Tramita em Brasília, já em caráter conclusivo, mas que ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, o Projeto de Lei 521/24, proíbe a exportação de animais vivos para abate ou reprodução.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Em Cubatão, PSB estuda futuro nas eleições municipais e outros assuntos

• PL cria o 'Programa Saúde Animal da Família' em Santos e outros assuntos

• Em Santos, vereador quer saber números de casos de violência sexual e outros assuntos

Legislativo. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei da Política Agrícola, que trata do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. "Atualmente, o transporte de animais por via marítima para exportação levanta preocupações", disse o autor da proposta, deputado licenciado Célio Studart (CE). "As condições insalubres e os espaços reduzidos constituem maus-tratos evidentes", criticou.

Lá fora. Alguns países importam bovinos vivos para o abate somente no destino por motivos religiosos. Em 2023, as exportações brasileiras ultrapassaram US$ 474 milhões, o equivalente a 6% das vendas de carne bovina desossada congelada. Atualmente, a Coordenação de Boas Práticas Agropecuárias do Ministério da Agricultura e Pecuária oferece orientações para o transporte de cargas vivas, visando aumentar a segurança, evitar a dor e reduzir o estresse desses animais.

Continua depois da publicidade

Para os mais esquecidos. A Cidade de Santos sofreu com o forte odor de estrume devido ao transporte de mais de 25 mil animais que passaram pelo Porto com destino à Turquia no primeiro bimestre de 2018. À época, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), investigou e eventualmente multou a Empresa Minerva após o cheiro se espalhar por praticamente toda a Cidade.

Thaís Margarido concorrerá à Prefeitura de Guarujá e outros assuntos

De olho. O vereador santista Paulo Miyasiro foi até o Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças nesta quinta-feira (14) para fiscalizar o espaço.

Continua depois da publicidade

Abre aspas. "Houve relatos de variação na temperatura da água, o que já está sendo acionada a garantia. Já está em processo a alteração das quadras externas para uma grande quadra 40x20, além de três menores. Além disso, haverá, onde há uma piscina menor, social, uma arena para beach tennis, futvolei e afins. Pedi também por uma melhor iluminação no ginásio".

Ministro Costa Filho na Região e outros assuntos

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software