Um passo importante será dado na Câmara de Santos na próxima segunda-feira (28) / Divulgação
Continua depois da publicidade
Enquanto alguns (as) representantes da Baixada Santista lutam para implantar escolas civis-militares na região, especialmente em Santos, proposta julgada inconstitucional, outros lutam para que o ambiente escolar seja cidadão e democrático, palco de formação de jovens críticos e conscientes, espaço de acolhimento, liberdade de pensamento e construção coletiva.
Um passo importante será dado na Câmara de Santos na próxima segunda-feira (28), às 19 horas, numa audiência pública que terá como tema a ‘Educomunicação e sua importância para uma escola cidadã e democrática’.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é da vereadora Renata Bravo (PSD), em parceria com o Instituto Devir Educom e o Núcleo Regional Litoral Paulista da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).
Estará presente, entre outras, a principal referência em Educomunicação no Brasil, o professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, que no final da década de 90 liderou uma pesquisa do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) em 12 países da América Latina, Portugal e Espanha.
Continua depois da publicidade
A pesquisa identificou práticas de movimentos sociais que encontravam, nas bases da Educação e da Comunicação, sua força de articulação e mobilização na busca por direitos civis. Tal pesquisa culminou com a emergência de um novo campo do conhecimento ligado às Ciências Sociais Aplicadas.
“A Educomunicação é fundamental no currículo escolar para fortalecer o senso crítico entre os jovens que são impactados todos os dias pelos vários meios de comunicação, incluindo as mídias digitais e redes sociais. Vamos trazer para discussão nesta audiência os principais especialistas da área acadêmica, gestores públicos, educadores e a população para dialogarmos sobre a inclusão do tema nas unidades públicas e particulares", afirma a vereadora.
Embora tenha se legitimado como campo do conhecimento há quase três décadas, a Educomunicação nasce no seio da sociedade civil nas décadas de 60 e 70, sobretudo em países latinos que enfrentavam ditaduras militares e cujos movimentos sociais se fortaleceram nas bases da Educação e da Comunicação.
Continua depois da publicidade