Apresentamos a uva Zinfandel, mas podem chamá-la também pelos seus outros nomes, desde a fácil denominação: Primitivo, como pelas difíceis pronuncias: Crljenak Kaštelanski, Tribidrag e Pribidrag. A Zinfandel é uma das uvas mais produzidas na Califórnia, onde é cultivada desde a metade do século XIX.
Na verdade ela vem de uma variedade italiana, mas hoje é responsável por quase 11% de toda a produção dos Estados Unidos. Vale dizer que por ser uma casta muito dinâmica e versátil tem sido fácil sua adaptação ao considerado Novo Mundo. Claro que longe do sucesso alcançado na Califórnia, hoje ela já é encontrada na Austrália, México e África do Sul.
O interessante é que os vinhos feitos com a Zinfandel podem ser tintos ou brancos, sendo a versão branca leve, um pouco adocicada e indicada para os dias quentes. Já os tintos podem chegar a um alto teor alcoólico, são quase sempre, balanceados, com taninos bem marcantes.
Esses vinhos apresentam aroma frutado, com notas de amora e framboesa. Quando envelhecidos em tonel, digamos mais maduros, dá para perceber notas de baunilha e tabaco. E aí aceitam uma taça?
“Onde te oferece uma taça de vinho sem pedires. É aí o teu lugar”
Autor desconhecido