A princípio pode parecer uma pegadinha, e se for ver, até é mesmo! Afinal os termos blend e assemblage são idênticos, querem dizer a mesma coisa. No mundo dos vinhos, blend é uma palavra inglesa, enquanto assemblage é uma palavra francesa e ambas querem indicar que determinado vinho foi produzido a partir da união de duas ou mais variedades de uvas.
Além disso você pode ficar no termo utilizado na língua portuguesa e ai a citação que vale é “vinho de corte”. Contudo outro fato curioso é que a união de diferentes tipos de uvas pode variar desde duas até quatorze. Isso mesmo 14, como ocorre no distinto francês Châteauneuf-du-Pape. O que é preciso ter em mente é que essa mistura de uvas tem como objetivo melhorar o vinho, tornando-o mais rico em aromas e sabores, além de mais complexo e mais equilibrado.
Para finalizar, uma informação extra do que vem ser o termo mosto. Essa palavra vem do latim, e significa “novo” ou “jovem”, mas na produção de vinhos se refere ao sumo de uvas frescas resultante da prensagem da fruta. Consta que 100 quilos de uvas espremidas obtém-se entre 65 e 75 litros desse apreciado líquido.
“Sexta-feira com vinho… É quase um feriado”
Autor desconhecido