Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Você imagina o que sejam 'vinhos de garagem'?

Continua depois da publicidade

Um amigo me passou uma notícia com a foto da garrafa de um Paso a Paso - Vinos de Garage. Curioso quis mais detalhes. Trata-se de uma jovem vinícola de Mendoza na Argentina que se dedica a fazer vinhos expressivos e de alta qualidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mas afinal o que quer dizer vinho de garagem? Basicamente estes vinhos são feitos de forma artesanal em pequenas instalações, com todo o processo de produção sendo acompanhado pelo vinhateiro, o que lhe dá um caráter autoral.

Continua depois da publicidade

A partir desta definição me veio à mente quando nos idos de 1990 trabalhava em São Bernardo do Campo, e toda sexta-feira estava em uma destas garagens na Vila Duzzi, com um amigo que apreciava estas fabricações caseiras e sempre comprava algumas garrafas para tomar durante a semana.

Ao contrário dos “vinhos das garagens” aqui no Brasil, os da Paso a Paso custam cerca de R$150,00. Isto motivado pelo meticuloso acompanhamento pessoal de dois dedicados enólogos, os engenheiros agrônomos Norberto Páez e Sebastián Bisole. As garrafas que produzem são numeradas e cada frasco é o resultado da conjunção de arte, sutileza, adrenalina e contemplação, que explica mesmo o sucesso do avançar "passo a passo". Verdadeira obra de arte de uma produção com cerca de 3.000 garrafas, entre as variedades Malbec e Bonarda.

Continua depois da publicidade

Diferentes dos chamados “vinhos de boutique”, os produtores do estilo “garagem” visam resgatar processos mais rudimentares. Num movimento que vai na contramão das regras aceitam as “imperfeições” que podem surgir. Não recebem conservantes, como dióxido de enxofre, e nem os clarificantes que servem para separar a borra. “Por essas características, muitas vezes podem se enquadrar na categoria de vinhos naturebas e até veganos”, afirmam os técnicos.

O número de garrafas produzidas nestas garagens é bem menor, raramente ultrapassando as mil unidades, já que não há processos de automatização envolvidos.

“Se a vida te der limões… Venda pra comprar vinho”
Autor desconhecido

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software