Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
Muitos me perguntam sobre a situação das vinícolas gaúchas após as perdas provocadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Infelizmente o cenário não é bom. Assim como os demais segmentos empresariais e comerciais desse Estado, os vinhedos também sofreram com as cheias.
A Serra Gaúcha é responsável não só pela produção de uva, mas também da maçã e do pêssego, assim como do caqui produzidos no país. Sem se esquecer do fornecimento de quase 70% das hortaliças consumidas pela população do Rio Grande do Sul. Essa região é uma das maiores fabricantes de vinhos, espumantes e de suco do país.
Continua depois da publicidade
Mais de vinte dias após as primeiras chuvas ainda é um desafio muito grande tentar chegar nas propriedades. A comunidade rural Santa Isabel que fica no centro de Caxias do Sul é um exemplo já que a força da água foi tão grande que levou todo o barranco, e a ponte apesar de não ter sido destruída está ligando nada a lugar nenhum. Já os vinhedos do município vizinho de Bento Gonçalves, sofreram perdas foram colossais.
Por sorte, se assim podemos dizer, a safra de uva do ano já havia sido colhida, e portanto, não deverá ocorrer desabastecimento de suco, vinho, espumante e derivados de uva para este ano. A preocupação é com os agricultores. Não existe segurança para o agricultor voltar para sua propriedade.
Continua depois da publicidade
Como muitas áreas continuam alagadas, não se pode mensurar a real dimensão dos prejuízos e nem como será a colheita da safra para o ano que vem.
“Com viagens fazemos amigos e com vinhos brindamos com eles”
Autor desconhecido
Continua depois da publicidade