Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Uva de mesa! Que raio quer dizer isso?

Continua depois da publicidade

Foto: Divulgação

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Diz ai! O que você saberia dizer sobre uvas de mesa? O que significa quando lemos nas garrafas dos vinhos, principalmente brasileiros, o termo “Vinho Tinto de Mesa”? Como achei curiosa a explicação do site www.sobrevinhoseafins.com.br, quero aqui reproduzir resumidamente.

Continua depois da publicidade

O fato é que existem basicamente duas 'famílias' de uvas. As vitis viníferas (uvas viníferas) são as mais utilizadas para a produção do vinho. E as uvas do grupo denominadas americanas e que são encontradas especialmente no Brasil, as tradicionais uvas de mesa, que normalmente são consumidas como fruta.

O interessante é que em muitos países é simplesmente proibido fazer vinhos a partir das uvas de mesa, no entanto em nosso país, até por raízes históricas, é permitido, mesmo sabendo que a qualidade jamais será a mesma. Aqui é comum utilizar-se de uvas, de hábito comestível, como a Bordô, Niágara, Isabel, entre outras, cujo resultado normalmente é descrito como ‘gosto de suco de uva’.

Continua depois da publicidade

É preciso esclarecer ainda que na Europa encontramos também o termo “vinho de mesa”, mas só para rotular os vinhos que não tem indicação de procedência, já que lá se exige a denominação de sua origem.

As uvas que produzem vinho não possuem um sabor gostoso, e dificilmente são degustadas como fruta, ao contrário das saborosas uvas de mesa que, todavia, não são apropriadas para a produção vinícola. Outra diferença existente é no nível de acidez que nas uvas de mesa costumam ser menores que nas uvas para vinho.

Em termos de sabor, as uvas de vinho são muito mais doces que as uvas de mesa. Enquanto as uvas para vinho são colhidas com teor de açúcar em torno 24 à 26°Brix, as uvas de mesa são colhidas com 16 à 20°Brix, esse teor de açúcar depende da variedade e é muito importante no processo de fermentação do vinho. É por isso que muitos vinhos nacionais recebem durante o processo, a adição do açúcar.

Continua depois da publicidade

“O vinho é capaz de despertar desejos e sensações que muitas vezes não podemos revelar”
Autor Desconhecido

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software