Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Temas para falar com amigos tomando vinho

Continua depois da publicidade

- O Vinho do Porto não é feito na cidade do Porto, mas sim produzido na região do Douro! Ficou conhecido com este nome porque era lá, na região do Porto, que ficava armazenado antes de ser exportado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

- Quem inventou e primeiro produziu um champanhe foi Don Pérignon que passou grande parte de sua vida tentando eliminar a efervescência do vinho, que considerava um defeito. Ele também sabia fazer as bolhas e esse conhecimento se mostrou muito valioso.

Continua depois da publicidade

- Nunca chame todos os espumantes por Champagne. É que só o espumante produzido na província francesa de Champagne pode receber esse nome. Sendo assim, nem todo espumante é Champagne, mas todo Champagne é um espumante.

- Ah! E não rodopie o espumante na taça como se faz com o tinto. É quase uma heresia, já que as borbulhas vão desaparecer.

Continua depois da publicidade

- Não confunda enólogo com sommelier. O enólogo é quem trabalha diretamente na indústria do vinho. Ele coordena e supervisiona a produção vinícola. Já o sommelier é quem atende os clientes em um restaurante, auxiliando na escolha e explicando sobre a melhor harmonização.

- O Dia Mundial do Enoturismo já tem uma data oficial. É o segundo domingo de novembro, quando já se comemorava o Dia Europeu do Enoturismo, uma ação alusiva que incentivou produtores de outros continentes a aderirem ao evento em escala mundial.

- O nome “vinho” tem sido utilizado para definir bebidas alcoólicas a base de outras frutas, como pêra, maçã ou jabuticaba, mas este uso popular é incorreto.

Continua depois da publicidade

- Está certo que os vinhos costumam ter sua especialidade própria, mas via de regra é bom ter em mente que os tintos devem ser servidos a 18ºC. Os brancos a 12ºC e os espumantes a 8ºC.

“Para cada minuto com uma taça de vinho, você ganha sessenta segundos de felicidades”
Autor desconhecido

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software