Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
Sabe aqueles pratos frescos ou com molhos com sabor azedos? Então a opção é o Sauvignon Blanc. Estamos falando de um sushi ou pratos a base de vegetais com cremes azedos, tipo iogurte natural. É que molhos para saladas costumam ir bem com o Sauvignon Blanc. Assim como os escalopes de peixes e frutos do mar com acompanhamentos azedos também vão fazer a alegria dos convidados.
Para pratos com sabores terrosos escolha o Pinot Noir. Ele vai muito bem com pratos de cogumelos e trufas. A harmonização acontece por que são vinhos de corpo mais leve mas com profundidade de sabores. As referências dos aromas nos sabores terrosos são de florestas úmidas e musgos.
Continua depois da publicidade
Carnes vermelhas suculentas ficam perfeitas com o Cabernet Sauvignon. Vale para os famosos cortes bordaleses, - mistura de Cabernet Sauvignon com Merlot, os blends -, que ficam ótimos com bifes grossos ao ponto ou malpassado. Filé Mignon e Cordeiro e Filé Mignon são escolhas certas, com molhos de ervas frescas tipo hortelã.
Peixes ricos em gorduras e com molhos marcantes vá de Chardonnay. Um vinho delicioso com peixes tipo salmão ou outro fruto do mar com molhos com personalidade, como os de peixe ou a base de manteiga. Claro que o Chardonnay precisa ser bem estruturado para fazer essa harmonização, Chardonnay de menor preço e mais fresco e ácido, não vão devem conseguir.
Continua depois da publicidade
Qualquer comida salgada pede um Espumante. Os profissionais da área dizem que o espumante seco combina com sal, já as borbulhas combinam com o estralar de um empanado. Os vinhos espumantes secos, tipo brut e extra brut, quase sempre possuem um toque adocicado. E isso faz com que sejam extremamente frescos com alimentos salgados e crocantes.
“Uma refeição sem um vinho ao lado é como um dia sem os raios de sol”
Jean-Anthelme Brillat-Savarin
Continua depois da publicidade