Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
Foto: Divulgação
Continua depois da publicidade
Uma grata surpresa para a viticultura brasileira surgiu com o estudo que acaba de ser publicado no Vitis-Journal e realizado por seis pesquisadores nacionais em conjunto com três da Itália. A pesquisa descobriu que a uva Peverella cultivada na Serra Gaúcha corresponde à uva Boschera que tem seu cultivo na Província de Treviso, na Região do Vêneto.
Continua depois da publicidade
A vinda das famílias italianas ao Brasil, a partir de 1870, não só fez surgir, como promoveu a evolução da vitivinicultura no Sul do Brasil, em especial na Serra Gaúcha, onde são encontradas castas italianas e também as uvas de mesa, oriundas dos Estados Unidos.
Acreditava-se que a Peverella era uma parente da Verdicchio Bianco, uma antiga casta da Região do Trentino, mas as pesquisas modernas que analisaram de forma profunda o DNA chegaram na conclusão que ela corresponde a variedade italiana Boschera, quando comparada com as vitis cadastradas no Catálogo Internacional de Variedades de Uvas.
Estudos apontam que a Peverella chegou ao Brasil nos anos 1950, quando houve a reintrodução de várias uvas, como a Trebbiano, Barbera e Bonarda. Muito provavelmente as matrizes brasileiras dessa uva tenham sido trazidas pelos italianos que viviam no Vêneto. Curiosamente, tanto a Peverella como a Boschera são variedades raras. Juntas não somam 10 hectares cultivados. Por outro lado, quem já tomou, garante que seus vinhos são muito interessantes.
Continua depois da publicidade
“Ninguém é feliz sozinho. Sempre tem um amor, um amigo, ou uma taça de vinho”
Autor desconhecido
Continua depois da publicidade