Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Pode acreditar: “sommelier” já foi garrafeiro

Continua depois da publicidade

Sommelier é a palavra glamorosa que define o profissional que consegue passar orientações sobre o vinho, e que no restaurante auxilia na melhor escolha a partir do paladar do cliente. E não é de hoje que a humanidade conta com os serviços de alguém tão entendido na arte de beber, em especial os vinhos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Sabe-se pela história antiga que nas celebrações enquanto os escravos se ocupavam da comida, eram os nobres que ficavam responsáveis pelas bebidas, já que eram consideradas como algo divino.

Continua depois da publicidade

Na Mesopotâmia do século V, o hoje “sommelier” tinha o nome de shagú, na Grécia era conhecido por simposiarca, na Roma Imperial o nome era rex bibendi. Quem trabalhava com bebidas eram identificados ao longo dos tempos por magister pincernarum, echanson, caviste, copeiro e acreditem, até garrafeiro.
Estas denominações foram se modificando, se adaptando em cada período, antes de chegar ao sofisticado termo sommelier.

No século XIX com o surgimento dos primeiros grandes restaurantes e hotéis de Paris, tanto a profissão como a palavra sommelier passam a ganhar o foco de destaque que hoje conhecemos. Sua origem vem de somme ou sommier, do provençal saumalier, ou seja, os responsáveis pelos animais que carregavam a “soma”. (a quantidade) dos alimentos e principalmente das bebidas.

Continua depois da publicidade

“Os vinhos são poesia para o corpo e canção para a alma”
Autor Desconhecido

*Foto: Divulgação

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software