Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Para não dizer que não falei destas uvas

Continua depois da publicidade

Foto: Divulgação
 
Conforme prometido no último artigo vamos hoje complementar a série mostrando as uvas que estão do sexto ao décimo lugar entre as preferidas dos brasileiros na hora de comprar o próximo vinho.
 
A sexta é a Syrah, outra cepa tinta francesa, originária do Vale do Rhône, que também se adaptou muito bem a vários países fora da Europa, como Austrália, a Argentina e o Uruguai. Ela produz vinhos únicos de cor intensa, aroma rico em especiarias e defumadas, com um sabor discretamente frutado.
 
A sétima é a uva Tannat, cultivada no sudoeste francês que se adaptou muito bem aos terrenos uruguaios, país que adotou a casta como sua principal produtora de vinhos. A cepa é usada para elaborar bebidas mais encorpadas e com bastante tanino, características que permitem que esses vinhos sejam melhores para se saborear após o envelhecimento, se tornando mais suaves.
 
A Tempranillo é uma cepa popular de origem espanhola, também muito usada para produzir vinhos portugueses. Aliás, em Portugal, recebe outros nomes, como Tinta Roriz e Aragonês. Ela elabora vinhos com corpo médio, porém de sabor frutado e aroma de ervas e especiarias. Quando envelhecidos em barris de carvalho, podem adquirir notas de baunilha. Também é utilizada para produzir bons vinhos na Argentina, especialmente os jovens, que passam por curto tempo de envelhecimento no barril.
 
Já a Chardonnay é uma francesa, originária da Borgonha, onde se produz os mais famosos vinhos brancos e espumantes em todo o mundo. A cepa Chardonnay produz vinhos encorpados, porém macios e muito elegantes, especialmente quando produzidos em terras francesas.
 
Fechando a série a Sauvignon Blanc, outra cepa clássica para a produção de vinhos brancos que faz sucesso em vários países, apesar de sua origem francesa. Produz um vinho suave, com boa acidez e sabor discretamente herbáceo, especialmente quando produzido na França. A Nova Zelândia tem se destacado na produção de vinhos com essa uva, ao deixá-lo com sabor mais frutado e encorpado.
 
“A água separa as pessoas do mundo. O vinho as une”  - Autor Desconhecido

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software