Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
“Vinho é a vingança masculina ao sapato da mulher. Sempre cabe mais uma garrafa na adega”
Autor Desconhecido
Continua depois da publicidade
Quem quiser conhecer a história do vinho nas terras brasileiras precisa ler o livro de Carlos Cabral, intitulado “Presença do vinho no Brasil - um pouco de história”, lançado pela Editora de Cultura em 2004.
O autor Carlos Ernesto Cabral de Mello escreveu também um extenso e rico artigo na Revista Adega, que vale a pena ser procurado na rede social, e lido. Mas como aperitivo conto um resumo que mostra a existência de um carregamento de vinho na frota de Pedro Álvares Cabral, aquela que saiu do Rio Tejo, em Lisboa, no dia 9 de março de 1500 com destino às Índias, mas chegou nas costas brasileiras nos idos de abril. Na verdade era para ser no dia 8, um domingo, mas devido a um temporal, mudaram o embarque para o dia seguinte.
Continua depois da publicidade
Nas dez naus e três caravelas, 1500 homens, e que todavia, só 500 retornariam para Portugal. Uma destas naus da esquadra foi ricamente abastecida com vinho tinto produzido na vinícola de Pêra Manca, que ainda fica no Alentejo. Estes vinhos eram utilizados no preparo e higienização dos alimentos, nas refeições e nas missas diárias das 13 embarcações.
Consta que não foi possível manter este vinho em perfeitas condições, tanto que ao ser oferecido para dois índios experimentarem a bebida, eles, mesmo diante do almirante Cabral não pensaram duas vezes, e cuspiram todo o líquido.
Querem mais? Já dei a dica do livro lá no início.
Continua depois da publicidade
* Humberto Domingos Pastore, jornalista
Continua depois da publicidade