Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

O Vinho do Gelo teria nascido por puro acaso

Continua depois da publicidade

Conta a lenda que o primeiro Ice Wine (Vinho do Gelo) aconteceu por acaso. No ano 1794 na Alemanha o proprietário de um vinhedo não pode fazer a colheita por estar viajando. Ao retornar viu que as vinhas estavam congeladas, e mesmo assim resolveu colher. O resultado foi um vinho extremamente doce e muito agradável.
 
O curioso é que na época não contou a descoberta que só foi divulgada mesmo em 1962 quando o segredo foi revelado e o Vinho do Gelo passou a ser produzido em escala comercial para toda a Europa.
 
A técnica é um vinho produzido a partir de uvas congeladas ainda na videira. Com uvas compostas tanto por partes sólidas como por partes líquidas, que congelada permite maior concentração de açúcares. Esse método faz com que a videira tenha pouquíssimo rendimento, o que resulta em quantidades relativamente pequenas o que torna os vinhos geralmente muito caros.
 
É considerado um vinho de sobremesa, com seu congelamento acontecendo antes da fermentação. As uvas devem ser colhidas em poucas horas, podendo ocorrer em qualquer momento, mas geralmente na primeira hora da manhã. Em alguns casos, a colheita pode ocorrer após o Ano Novo (em um calendário hemisfério norte). Dando ao vinho de gelo a sua doçura característica refrescante equilibrada pela acidez elevada.
 
 
“Os melhores vinhos são aqueles que são divididos com os amigos”
Autor Desconhecido

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software