Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

O que diferencia o Porto Ruby do Porto Tawny?

Continua depois da publicidade

De imediato passo a informação de que o vinho do Porto, apesar de ser fortificado com aguardente, não deixa de ser um vinho. Por esse motivo, após aberto deve ser mantido na geladeira ou em uma adega, onde mantém suas características por 8 a 10 semanas, dependendo do tempo de amadurecimento do vinho. Essa regra vale para o Porto Tawny, já outras variedades podem durar até menos. Após esse período este vinho vai lentamente perdendo sua potência aromática.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Agora vamos falar do Porto, que é o mais clássico entre os vinhos fortificados.  Essa classificação se dá pelo fato que durante sua elaboração é adicionada de forma proporcional uma parte de álcool para quatro partes de vinho. Em seguida o vinho vai para tonéis para descansar.

Continua depois da publicidade

É com base no período que o vinho passa nesses tonéis que ele recebe a classificação. Apesar de serem encontrados mais facilmente os termos Ruby e Tawny, também existem: Tawny 10, 20, 30 e 40 anos, Colheita, Late Bottled Vintage, Vintage e Single Quinta. E o Porto branco e rosé, menos produzidos e menos conhecidos.
Afinal, o que diferencia o Ruby do Tawny?

Ruby é jovem e não safrado, ou seja, o vinho final é uma mistura de uvas colhidas em anos diferentes. Sua coloração é intensa e o aroma e o sabor possuem um caráter frutado. É o mais simples dos Portos, descansam em madeira por dois a três anos e devem ser consumidos ainda jovens, pois logo perdem sua exuberância. O Ruby, justamente por seu caráter mais aberto, harmoniza muito bem com queijos azuis e sobremesas à base de chocolates.

Continua depois da publicidade

Tawny é mais elegante do que o Ruby. É envelhecido em madeira por um período que varia de quatro a seis anos, quando sofre oxidação. Este processo torna a cor dos vinhos acastanhada e surgem aromas com notas de especiarias adocicadas e frutas secas. Pode ser guardado por mais tempo por ser um produto oxidado. E devido a oxidação harmoniza com queijos maturados e sobremesas que utilizam frutas secas.


“Meu avô dizia: Se tiver que escolher entre abrir o coração ou uma garrafa de vinho, escolha sempre abrir o vinho”
O avô de alguém

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software