Entre os apreciadores de vinho existem algumas palavras que definem o estágio de amor entre os que apreciam uma taça de vinho. Leia a seguir e descubra que tipo de amante de vinho você é.
O Amador é aquele que geralmente bebe apenas em algum evento e somente uma taça para acompanhar alguém. É aquele que quando ganha uma garrafa de vinho, a abre sem maiores entusiasmo.
Já o intermediário é aquele que bebe uma garrafa aos finais de semana. Começa a pensar em ter uma adega e a explorar vinhos que vão além dos chilenos e argentinos.
Por fim, o enólogo que é um apaixonado pelo universo dos vinhos, gosta de experimentar diferentes opções, dos mais diversos países, incluindo os brasileiros. É aquele que dá início na montagem ou já possui uma adega bem interessante.
Para concluir o artigo dessa semana, uma rápida explanação sobre as partes de uma taça. Começando lá por baixo temos a base que serve como apoio da taça. Depois a haste, que é ideal para segurar a taça, evitando o aquecimento do vinho. Em seguida o bojo que varia de tamanho e formato para adequar o contato de cada tipo de vinho com o ar e direcioná-lo no palato. Por fim a borda que fica mais estreita conforme maior for a necessidade de concentrar a dispersão dos aromas.
“Não trate como vinho quem te trata como suco de uva”
Autor desconhecido