Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
“Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos, das pessoas que amamos e dos vinhos que bebemos”
Autor Desconhecido
Vira e mexe surgem nas telonas e nas telinhas filmes e séries tendo como palco as vinícolas e como pano de fundo o maravilhoso mundo do vinho. A mais nova produção tem tudo para ser um estrondoso sucesso. Estamos falando de "Gotas Divinas", ("Drops of God", na versão para o inglês), que pode ser vista na Apple TV+.
Continua depois da publicidade
A produção franco-nipônica é recheada de lições, como a do episódio em que o vinhateiro Thomas Chassangre (Tom Wozniczka) dá a primeira aula de degustação para a protagonista Camille Leger (Fleur Geffrier). A explicação sobre as três etapas de uma degustação (visual, olfativa e gustativa) é precisa e pode ser útil para qualquer um.
Até aqueles que entendem tudo do tema vão se divertir em reconhecer detalhes escondidos para especialistas identificarem, como a cena em que dois sommeliers brincam com o equívoco cometido por um deles ao fazer um pequeno barulho para abrir um champanhe. Como se sabe, o certo é abrir sem fazer ruído nenhum.
Continua depois da publicidade
A minissérie com oito episódios é baseada em uma coleção de 26 mangás, publicada entre 2004 e 2014, uma história em quadrinhos japonesa sobre o herdeiro, obrigado por testamento, a disputar a coleção milionária de vinhos de seu pai, com um desconhecido.
Todavia a história, agora filmada entre Tóquio e a França, tem novos personagens e uma trama totalmente nova, mesmo que a espinha dorsal seja a mesma. O personagem principal não é mais um rapaz japonês, mas, sim, a francesa Camille Leger. Fica o recado. Acompanhe e “deguste”: ação, drama, belas paisagens, belos vinhedos e muita informação sobre produtores e as características dos vinhos e seus terroirs.
* Humberto Domingos Pastore, jornalista
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade