Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Malbec faz sucesso na Argentina, mas nasceu na França

Continua depois da publicidade

“Tome conselhos com vinho. Tome decisões com água”
Autor Desconhecido

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Muito celebrada em Mendoza, na Argentina, a uva Malbec nasceu em Cahors, Região Sudoeste da França. Atualmente o principal país produtor deste vinho é a Argentina, cerca de 75% da produção mundial, sendo seguida pela França, Portugal e Espanha. As suas características são cachos de tamanho médio, polpa macia e casca de coloração rubi, puxada para o violeta. Seus vinhos possuem acidez média a intensa e corpo intenso a muito intenso. Sua melhor harmonização é com carnes.

Continua depois da publicidade

A triste curiosidade é que em Bordeaux, na França, ela praticamente entrou em extinção no século XIX por causa da praga Phylloxera.

Esta uva é tão charmosa que tem até uma data especial. O Dia Mundial Malbec é 17 de abril e muito festejada pelos argentinos. A escolha se refere ao 17 de abril de 1853, marco do nascimento da vitivinicultura na Argentina. Os melhores Malbec argentinos vêm de Mendoza, principalmente do Vale de Uco e de Luján de Cuyo.

Continua depois da publicidade

Além dos tintos, a Argentina produz apreciados rosés e espumantes frescos e frutados com Malbec. Vale informar que o produtor Nicolau Catena é reconhecido como o pai do Malbec argentino por ser o primeiro a produzir um vinho 100% com a uva, ainda na década de 1990.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software