Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
“Tome conselhos com vinho. Tome decisões com água”
Autor Desconhecido
Muito celebrada em Mendoza, na Argentina, a uva Malbec nasceu em Cahors, Região Sudoeste da França. Atualmente o principal país produtor deste vinho é a Argentina, cerca de 75% da produção mundial, sendo seguida pela França, Portugal e Espanha. As suas características são cachos de tamanho médio, polpa macia e casca de coloração rubi, puxada para o violeta. Seus vinhos possuem acidez média a intensa e corpo intenso a muito intenso. Sua melhor harmonização é com carnes.
Continua depois da publicidade
A triste curiosidade é que em Bordeaux, na França, ela praticamente entrou em extinção no século XIX por causa da praga Phylloxera.
Esta uva é tão charmosa que tem até uma data especial. O Dia Mundial Malbec é 17 de abril e muito festejada pelos argentinos. A escolha se refere ao 17 de abril de 1853, marco do nascimento da vitivinicultura na Argentina. Os melhores Malbec argentinos vêm de Mendoza, principalmente do Vale de Uco e de Luján de Cuyo.
Continua depois da publicidade
Além dos tintos, a Argentina produz apreciados rosés e espumantes frescos e frutados com Malbec. Vale informar que o produtor Nicolau Catena é reconhecido como o pai do Malbec argentino por ser o primeiro a produzir um vinho 100% com a uva, ainda na década de 1990.
Continua depois da publicidade