Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Inglaterra e França: os “pais” da garrafa de vidro

Continua depois da publicidade

"Café é o combustível para o dia passar, e o Vinho para a noite não acabar"
Autor desconhecido

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além do ingrediente principal, que é o vinho, minha curiosidade tem levado a pesquisar tudo o que envolve essa bebida. E me perguntava: Como surgiu a primeira garrafa de vidro utilizada para acondicionar o vinho? A melhor informação que encontrei foi no artigo de Marco Ferrari, no blog Vinho Fortaleza, de 2011. Aqui vai um resumo.

Continua depois da publicidade

Após o império Romano perder força, o vidro deixou de ser trabalhado e só retornou por volta do ano de 1.400, na Ilha de Murano, na cidade de Veneza, na Itália. Ao longo dos anos foi ganhando um design próprio, mas a primeira garrafa a receber o vinho só foi acontecer no ano de 1613, na Inglaterra. Era verde, mais resistente, vedada com rolha, pescoço alongado e de formato bojuda.

Curiosamente, a maioria dos governos proibia o transporte de vinho acondicionado em garrafa. Imagino que não confiavam na recente invenção.

Continua depois da publicidade

Foi só em 1728 que o governo francês autorizou os produtores da região vinícola de Champagne a utilizar a garrafa de vidro para comercializar o vinho. A partir daí o seu uso se espalhou pelo mundo e cada região desenvolveu um modelo diferente para armazenar sua produção.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software