Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Falou em vinho de personalidade forte pensou na uva Tannat

Continua depois da publicidade

De origem francesa a uva Tannat faz referência direta aos marcantes e numerosos taninos, que ganham o coração de quem adora um vinho de personalidade forte. Hoje é reconhecida como a uva símbolo do Uruguai, onde também é chamada de Harriague. Devido a importância do Tannat para o Uruguai, o Instituto Nacional de Viticultura daquele país declarou o dia 14 de abril como Dia do Tannat - para marcar a data em que Harraigue faleceu, (14 de abril de 1894).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A uva foi levada ao país vizinho por volta de 1870 por imigrantes franceses da Região Madiran, próxima aos Pirineus. Don Pascual Harriague foi o responsável por plantar as primeiras mudas no território uruguaio. Já no Sul do Brasil, mais especificamente na região da Campanha Gaúcha, diversas vinícolas estão investindo massivamente na implantação destes vinhedos.

Continua depois da publicidade

O resveratrol é mais importante polifenol encontrado nas cascas e nas sementes dessas uvas, principalmente das tintas. A substância reduz a ação dos radicais livres no organismo e impede a atividade de enzimas que possam prejudicar células saudáveis, o que se traduz em um bem para a nossa saúde.

Além disso os taninos dão estrutura ao vinho tinto, fazendo parte do que chamamos de corpo da bebida, porém, o excesso dessa substância pode conferir uma sensação adstringente exacerbada, e torná-lo de certo modo, desagradável.

Continua depois da publicidade

Devido a alta concentração de taninos na Tannat, ela é amplamente utilizada em cortes, geralmente misturada às famosas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, o que resulta em exemplares ricos em aromas e sabores, buscando assim deixá-la mais delicada. Outra forma de suavizar seus taninos é a clássica passagem por barricas de carvalho, onde diversas reações vão ocorrer para que o resultado possa ser o mais equilibrado possível.

“A vida é para ser degustada com boas companhias, conversas tolas, risos soltos e um bom vinho”
Autor desconhecido

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software