Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Erros que podem acontecer quando o assunto é vinho

Continua depois da publicidade

1 - Parece incrível, mas muitos compram vinho pela beleza do rótulo, pelo formato da garrafa, e acreditem até pelo tamanho da concavidade no fundo dela. Tudo isso pode impressionar, mas só ficar bonito na prateleira nem sempre significa que não fará feio na taça.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

2 - Abrir a garrafa para deixar o vinho respirar nem sempre conseguirá o melhor resultado, já que o contato com o ar pode acelerar o processo de oxidação dos vinhos. Claro que para alguns vinhos a exposição ao oxigênio durante um determinado período de tempo pode ser benéfica, porém, se quer oxigenar o vinho, abrir a garrafa e deixá-la aberta não é a melhor maneira.

Continua depois da publicidade

3 - Se o vinho precisa de uma aeração eficiente o melhor é um decanter, agora se não tiver um decanter, terá que servir o vinho e deixá-lo ‘respirar’ na taça mesmo. Sabendo que não será o ideal, e na maioria das vezes, um ato insuficiente.

4 - Todos já fizemos isso em algum momento da vida, mas saiba que não se deve sacudir o espumante para remover a rolha. Pode ser divertido ouvir o estouro e arremessar a rolha longe, mas esta não é uma forma adequada de abrir a garrafa de espumante.

Continua depois da publicidade

5 - Ao sacudir o espumante, parte da bebida será perdida, já que transborda ao balançar a garrafa; O gás das borbulhas que são tão apreciadas vão se perder; E nunca será legal atingir e machucar alguém com a rolha, além do que alguém poderá se molhar.

PS: A foto com a galinha não tem nada a ver com o texto acima.

“Uma garrafa de vinho com a pessoa certa, melhora até os piores dias”
@vinhocomsalto

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software