Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
Pesquisas feitas no Brasil com apreciadores de vinho têm apontado que a uva que tem ganhado o gosto dos brasileiros é a Malbec. Interessante este resultado, já que na hora de comprar, na maioria das vezes, nosso povo acaba pegando garrafas da uva Cabernet Sauvignon. Mas você, que resposta daria?
Para deixar este artigo mais robusto vamos enumerar as cinco uvas mais apreciadas ou lembradas pelos brasileiros na hora de comprar uma nova garrafa.
Continua depois da publicidade
A Cabernet Sauvignon é a casta tinta mais utilizada para produzir vinhos pelo mundo. Sua origem é francesa, da região de Bordeaux, mas hoje cultivada em países como Argentina, Chile, Estados Unidos e também no Brasil. Produz vinhos encorpados, discretamente tânicos e com aromas herbáceos, que envelhecem muito bem em garrafa.
A uva Merlot é outra cepa francesa originária de Bordeaux, também muito popular em diversos países. A uva produz bebidas macias, porém encorpadas, com aroma e sabores frutados, ideais para se consumir ainda jovem - ao contrário da Cabernet, que aproveita bem o processo de envelhecimento.
Continua depois da publicidade
A também francesa Malbec começou a fazer muito sucesso em produções vinícolas em outros países. A Argentina no momento é a maior produtora desse vinho. Ela produz um vinho macio, bastante aromático, com leve sabor de especiarias e flores.
Apesar de também ser originária de Bordeaux, a uva Carmenére hoje não faz sucesso na França, já que os vinhos chilenos elaborados com essa cepa é que são considerados os melhores do mundo. Produz vinho bastante encorpado, ao contrário das demais uvas francesas. Tem taninos marcantes, sabor frutado e aroma discretamente apimentado.
A quinta cepa é a Pinot Noir, talvez a uva francesa mais popular e admirada ao redor do mundo. Originária da Borgonha, permite a elaboração de vinhos suaves, discretos, porém únicos e com tons sofisticados. Na semana que vem valaremos das outras cinco uvas mais conhecidas em se tratando de vinho.
Continua depois da publicidade
“O vinho tem o poder de encher a alma de toda a verdade, de todo o saber e filosofia” - François Rabelais
Continua depois da publicidade