Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

É possível harmonizar vinho até com guloseimas

Continua depois da publicidade

“A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes”
Alexandre Fleming

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Deixe a sofisticação por conta só do vinho. Saiba que até comendo guloseimas é possível ter um acompanhamento perfeito também com umas garrafas de vinho. 

Continua depois da publicidade

Por exemplo quando comer coxinhas de frango, opte por um Carmenere ou um Shiraz. Escolheu um X-burguer? Vá de Malbec ou Cabernet Sauvignon. Diante de um peixe frito peça um Chardonnay. Vai comer um pastel, então o melhor é um Merlot, Carmenere ou um Espumante Brut Branco. Quer uma pipoca? Vá de Chardonnay ou Pinot Noir. Se é pão com mortadela então peça uma garrafa de Cabernet Sauvignon.

Para quem ama Brusquetas como eu, saiba que se for a base de Caprese tome um Sangiovese. É de Shitake, peça um Pinot Noir. É uma Brusqueta com antepasto de berinjela? O melhor é um Merlot, e se for Brusqueta de Salaminho a escolha é por um Malbec.

Continua depois da publicidade

Se o tema são os queijos, siga estas orientações: Brie com Chardonnay. Suíço com Cabernet Sauvignon. Gouda com Merlot. Parmesão com Chianti. Muçarela com Sauvignon Blanc e Gorgonzola com Riesling.

Chegamos na sobremesa. Então fique atento: Morango e Chantilloy é com Moscatel. Torta de Nozes é com um Gammay. Torta de Limão vai bem com o vinho da Colheita Tardia, e Bolo de Chocolate é com um Porto.

* Humberto Domingos Pastore, jornalista

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software