Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
Vira e mexe me perguntam sobre qual é o melhor vinho? E a resposta é que o melhor vinho é aquele que te agrada. Ponto final!
Tendo isso em mente é interessante tomar algumas precauções quando for comprar uma garrafa de vinho. Primeiro, fique esperto com as liquidações. Se por um lado conseguimos comprar verdadeiras raridades pela metade do preço, não menos verdade é o fato que existem muitas “desovas” de vinhos que estão no limite da sua vida útil.
Continua depois da publicidade
Preste atenção nas safras. Os tintos mais básicos, assim como os frutados roses e grande parcela dos brancos devem ser consumidos em até três anos. Atente sobre a cor do vinho. Nos brancos, a cor amarela escura indica oxidação, assim como um tinto jovem de cor alaranjada deve ser evitado.
Há quem prefira as garrafas que estejam deitadas porque o líquido ficou em contato com a rolha, outros afirmam que isso pouco interfere, mas o que vale mesmo é ver se a cortiça não está muito para fora, tipo saltada. Por fim, observe se a garrafa está bem cheia. Um espaço livre muito grande entre rolha e o líquido indica que houve vazamento.
Continua depois da publicidade
“A admiração é um vinho generoso para os espíritos nobres”
Auguste Rodin
Continua depois da publicidade