Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
“Não aceite: Vinhos ruins, Amizades falsas e Amores frios”
Autor desconhecido
Continua depois da publicidade
Cada país tem uma data para comemorar o Dia Nacional do Vinho. No Brasil esta data é celebrada desde 2017 no primeiro domingo de junho. Isso já acontecia no Rio Grande do Sul, mas foi adotado para todo o País. Vale recordar que a cultura do plantio das uvas para o preparo do vinho começou em terras brasileiras em 1532, mas só com a vinda dos imigrantes italianos, em 1875, é que a produção ganhou força.
Esta semana é, portanto, muito boa para lembrar dos benefícios da uva, e claro dessa bebida secular. Diversas pesquisas apontam que são muitos os benefícios da uva para a saúde dos seres humanos: Contém diversas vitaminas e minerais, como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o cobre e o iodo, além de ser uma fruta rica em carboidratos, o que garante uma reserva energética ideal para quem pratica atividades físicas.
Continua depois da publicidade
A uva possui um efeito laxante leve, ajudando a regular o intestino e agindo contra possíveis enfermidades que prejudicam esses órgãos; também traz benefícios para o fígado e ajuda a estimular as funções cardíacas, servindo ainda para o rejuvenescimento dos tecidos.
Então um brinde ao vinho! Ergam as taças, escolha a uva da sua preferência, o vinho do país que mais lhe agrada e não deixe passar em branco, ou sem um tinto, o Dia Nacional do Vinho, que neste 2023, cai no dia 4.
* Humberto Domingos Pastore, jornalista
Continua depois da publicidade