Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Conheça os grandes vinhos 'B' da Itália

Continua depois da publicidade

“Eu amo vinho, a bebida dos deuses e de quem tem bom gosto”
Célia Louro Rigueto

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Se você já sabia da existência deles, parabéns! Se não os conheciam, parabéns também, já que passará a saber. E claro, já deve ter imaginado o por que do termo 'B'. Isso mesmo! Pela razão de que os seus nomes começam com a letra 'B', e merecidamente, na forma maiúscula. Agora vamos falar um pouquinho de cada um deles: Barolo, Barbera, Barbaresco, Brunello e Bolgueri.

Continua depois da publicidade

O Barolo foi provavelmente o primeiro vinho italiano engarrafado, rotulado e vinificado completamente seco, seguindo o exemplo dos franceses. Seu nome vem de uma pequena cidade a sudoeste de Alba. As exigências da lei das DOCs estão entre as mais rigorosas do mundo: tem de ser absolutamente varietal (apenas Nebbiolo das subvariedades Michet, Lampia e Rosé) e de uma área muito restrita, que inclui as províncias de Barolo, Castiglione Falletto.

A Barbera nativa do Piemonte é a variedade mais plantada na região. São vinhos de estrutura média e muito consumidos no dia a dia pelos habitantes locais. Suas características bem comuns são: coloração rubi intenso e profundo, bom corpo (ainda que com moderada presença de taninos), pronunciada acidez e teor alcoólico relativamente baixo. A Barbera empresta seu nome a quatro das 59 denominações de origem do Piemonte: Barbera d’Asti e Barbera del Monferrato Superiore (DOCGs), Barbera d’Alba e Barbera del Monferrato (dOCs).

Continua depois da publicidade

O Barbaresco é considerado entre os 'B', o 'Príncipe dos vinhos'. O termo Barbaresco (nome de uma pequena cidade do Piemonte, com cerca de mil habitantes) vem de barbarica silva, nome dado pelos romanos à floresta de carvalho que cobria a região. A exemplo do Barolo, também é feito com 100% de Nebbiolo.

O Brunello di Montalcino foi criado provavelmente em 1870 por Ferrucio Biondi-Santi, como consequência do trabalho de seu avô, Clemente Santi, que desenvolveu diferentes clones da casta Sangiovese.

O vinho Bolgheri DOC e Bolgheri Sassicaia DOC são da província de Livorno. A distância da área de produção de 893 hectares, com altitudes que variam de 10 a 380 metros acima do mar, caracteriza o microclima único das colinas que o rodeiam. Nessa área preza-se o abrigamento das uvas, sem cobertura tardia, conferindo ao vinho um perfil olfativo da mata mediterrânea que envolve por completo as vinhas.

Continua depois da publicidade

* Humberto Domingos Pastore, jornalista

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software