Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
Você que é apreciador de vinho, em algum momento da sua vida, já deve ter ouvido a palavra brix, que existe por causa de Adolf Ferdinand Wenceslaus Brix, que foi quem desenvolveu a escala que permite identificar os níveis de açúcar em cada vinho, e assim saber o seu volume de álcool.
O brix é uma escala em números que calcula os índices de refração luminosa em líquidos, como é o caso dos vinhos. Com esse cálculo se consegue determinar a quantidade de açúcares presente nas garrafas, fator que auxilia na seleção de vinhos por meio de características como concentração e quantidade de sacarose. Quanto maior o desvio da luz, maiores os níveis de brix presentes.
Continua depois da publicidade
Uma medida de brix equivale a um grama de sacarose a cada 100 gramas da solução analisada: se você escolheu um rótulo com 10°Bx significa que a cada 100g de vinho encontrará 10g de açúcar.
O que você precisa saber também é que as uvas plantadas de São Paulo até Rio Grande do Sul não produzem de forma natural o açúcar na quantidade necessária para o fabrico do vinho, e ai a solução é adicionar mais açúcar, o que traduz em um vinho de segunda classe e ainda por cima propício para te dar, literalmente, a maior dor de cabeça.
Continua depois da publicidade
Felizmente para o Brasil, as parreiras que estão sendo plantadas no Sul de Minas Gerais, como Andradas e no Vale do São Francisco estão produzindo uvas com a quantidade natural de açúcar para serem transformadas em vinhos sem a adição extra de açúcar. E o resultado são que estes vinhos estão ganhando prêmios e reconhecimento internacional.
“No banquete da vida, a amizade é o pão e o amor é o vinho”
Paolo Montegarra
Continua depois da publicidade