Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

Algumas curiosidades sobre o tonel que você precisa saber

Continua depois da publicidade

Primeiro. Temos que ter em mente que existem diversos tipos de tonel de madeira e que o termo “barril” é erroneamente usado como sinônimo para todos eles. Normalmente eles são feito de carvalho branco, e são utilizados, desde os tempos da

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Roma antiga, como forma de armazenagem e também de transporte.
Segundo. Muitos produtores escolhem maturar seu vinho em tonéis de aço inoxidável por causa dos custos, já que as barricas de madeira não podem ser utilizadas indefinidamente, torcendo seu valor financeiro bastante elevado.

Continua depois da publicidade

Terceiro. O tamanho do barril é levado em conta. Quanto menor for o recipiente, maior é a influência do carvalho na bebida. Isso porque, como a superfície de contato da madeira com o líquido é maior em relação ao volume, aumenta também a quantidade dos compostos liberados.

Quarto. As barricas de madeira podem ser reutilizadas até três vezes. Depois disso já são consideradas neutras, não transmitindo mais seus compostos para o vinho, pelo menos não em concentrações que afetem a bebida de forma perceptível em curto prazo.

Continua depois da publicidade

Quinto. O vinho não precisa ser envelhecido em barricas para ficar excelente. Apesar de os melhores vinhos da atualidade passarem por barricas de carvalho antes de sua chegada ao mercado, é bom saber que um vinho naturalmente de baixa qualidade não se tornará uma bebida de alto nível simplesmente por ter sido maturado ou envelhecido nesses recipientes.


“Não tenho tudo o que amo, mas amo tudo que é vinho”
Autor desconhecido

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software