Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho
Continua depois da publicidade
Quando se coloca gelo, estamos na verdade misturando água na bebida, que assim perde essencialmente o seu caráter, sua concentração, o equilíbrio e os aromas.
Acredite colocar gelo no vinho é um forte desrespeito, uma ofensa ao vinicultor que elaborou esta divina bebida. Sim é uma heresia, um disparate, já que a elaboração de um vinho consiste em diversas etapas que são realizadas com muito cuidado e carinho pelos profissionais envolvidos.
Continua depois da publicidade
O vinicultor tem um trabalho árduo em busca da concentração ideal da bebida. Dedica muita paciência, gasta um tempo grande para que o vinho repouse nas caves dos produtores durante meses, ou até anos, para que o produto final atinja o resultado pretendido pelo enólogo. Esta ação não pode ser jogada fora por causa das pedras de gelo equivocadamente inseridas na taça.
Faça de forma correta, servindo o vinho na temperatura ideal e aproveite tudo o que ele tem para lhe oferecer. E se você considerar o vinho quente, resfrie-o colocando na geladeira ou a garrafa dentro de um balde com gelo, mas nunca, nunca coloque gelo dentro do seu vinho.
Continua depois da publicidade
“O frio é especialmente bom para mergulhar numa garrafa de vinho e ser feliz”
Autor desconhecido
Continua depois da publicidade