Tintos e Tantos Outros, o sabor e o saber do vinho

A cidade que nasceu homenageando a uva

Continua depois da publicidade

A população de Rocinha, no interior de São Paulo, cresceu tanto que decidiu por se separar da cidade de Jundiaí, iniciando um processo de emancipação que culminou no plebiscito realizado no dia 24 de outubro de 1948, quando dos 1.666 eleitores que compareceram à votação, 1.563 votaram pela criação do novo município, oficializado em dezembro daquele mesmo ano.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No dia 2 de abril de 1949, aconteceu a eleição do primeiro prefeito, tendo como candidato único, o médico Abrahão Aun. E o nome Vinhedo foi escolhido para homenagear o principal produto agrícola da recém-criada cidade, a uva.

Continua depois da publicidade

A história de Vinhedo começa por volta de 1620 quando surge um pequeno povoado na Estrada da Boiada, sendo que só em 31 de outubro de 1908 é que foi promulgada a Lei que criou o Distrito de Paz de Rocinha, no município de Jundiaí, local com grande quantidade de videiras plantadas em seus vales e encostas.

76.666 pessoas possuem o privilégio de dizer que moram no Vinhedo. Este é o número de habitantes informado pelo IBGE no Censo de 2022 para esta cidade que fica no mesorregião de Campinas e a 75 quilômetros da capital paulista.

Continua depois da publicidade

“Grandes vinhos requerem um doido para cultivar, um sábio para vigiar, um poeta para fazer e um apaixonado para beber””

Autor desconhecido

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software