Repórter da Terra
Continua depois da publicidade
Neste final de semana em que milhões de famílias comemoram o nascimento de Jesus com mesa farta, 59,7 milhões de pessoas passam fome na América Latina e no Caribe. Segundo o Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, esse é o maior número de famintos na região desde o ano 2000. Embora a fome tenha voltado a crescer a partir de 2014, revertendo uma melhora nutricional observada na primeira década do século, o número de pessoas que passou a conviver com a escassez de alimentos aumentou de forma mais dramática a partir de 2019, com a adição de 13,8 milhões de adultos e crianças ao contingente de famintos nos dois continentes.
Pior, quatro em cada dez pessoas sofreram de insegurança alimentar moderada ou grave na região em 2020. Em números, isso significa que 267 milhões de habitantes da América Latina e do Caribe têm suprimento irregular de alimentos.
Continua depois da publicidade
Na América do Sul, que exporta grãos e carnes para o mundo inteiro, a insegurança alimentar moderada ou grave aumentou 20,5% entre 2014 e 2020. E a disparidade de gênero entre os afetados por essa restrição é evidente: 41,8% das mulheres na região sofrem de insegurança alimentar moderada ou severa, em comparação com 32,2% dos homens. E 11,3% das crianças têm altura e pessoa abaixo do desejável na região.
O relatório foi divulgado no final de novembro pela Agência da ONU para Alimentação e Agricultura, Organização Pan-Americana de Saúde e Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância.
Continua depois da publicidade
Não leve para casa...
A Anvisa apreendeu 151 mil garrafas de azeite de oliva só neste mês em SP, Rio, Ceará, Goiás, Paraná e Santa Catarina. O azeite é o segundo alimento mais adulterado no mundo, atrás apenas do pescado.
Continua depois da publicidade
...gato por lebre
Em 2021, foram retiradas do mercado as marcas Alcazar, Alentejano, Anna, Barcelona, Barcelona Vitrais, Castelo dos Mouros, Coroa Real, Da Oliva, Del Toro, Do Chefe, Épico, Fazenda Herdade, Figueira da Foz, llha da Madeira, Monsanto, Monte Ruivo, Porto Galo, Porto Real, Quinta da Beira, Quinta da Regaleira, Torre Galiza, Tradição, Tradição Brasileira e Valle Viejo.
Continua depois da publicidade
Maçã 'selvagem' chega...
Cientistas da Europa e da Nova Zelândia cruzaram macieiras selvagens com árvores de pomares comerciais e acabam de produzir maçãs com casca rosada e polpa vermelha. As novas frutas perderam a adstringência das maçãs selvagens de polpa vermelha, mas mantiveram seus altos teores de antioxidantes, substância que retarda o envelhecimento.
Continua depois da publicidade
...em breve às feiras
As maçãs Mountain Rose, Hidden Rose e Red Flash têm aroma e sabor açucarados, com suave acidez e notas sutis de frutas cítricas.
Continua depois da publicidade
Obrigado, mestre:
"Não estou preocupado em formar jornalistas. Quero formar seres humanos que possam se indignar com a realidade e provocar mudanças. Sou um idealista, essa é minha utopia. No dia em que não acreditar mais nisso, abandono tudo e vou jogar dominó", Dirceu Fernandes Lopes (1940/2021), santista, doutor em Comunicação Social.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade