Repórter da Terra
Continua depois da publicidade
A Fundação Procon-SP descobriu diferenças de preços entre os produtos natalinos que podem azedar qualquer ceia. Esse é o caso da lentilha, cujos valores variaram até 76,5%, dependendo do supermercado. Nos panetones com frutas, a diferença pode chegar a 38%, nos chocotones a 21% e na costela suína a 27%. Os dados foram apresentados na última terça-feira, após pesquisa realizada em sete grandes redes de supermercados entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro. No total, foram analisados os preços de 67 itens, entre panetones, chocotones, frutas em calda, conservas, carnes, azeites e bombons. Segundo o Procon-SP, a Ceia de Natal deste ano vai custar 11,08% mais caro que a de 2021.
O levantamento também apurou que a rede Andorinha ofereceu o maior número de itens com valores abaixo da média, com 66% dos produtos, seguida pelo Carrefour, com 37%, e o Clube Extra, com 34% dos itens abaixo do preço médio encontrado nas sete redes pelo Procon-SP.
Continua depois da publicidade
Na outra ponta, as redes Sonda, Pão de Açúcar e Mambo apresentaram a maior quantidade de produtos com valores acima da média apurada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, que é ligada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
Todos os dados da pesquisa, incluindo uma planilha com o valor de cada um dos 67 itens em cada rede de supermercado e os respectivos preços médios de cada marca, estão disponíveis no site www.procon.sp.gov.br .
Continua depois da publicidade
A principal dica para economizar na Ceia de Natal é planejar o cardápio com antecedência, definindo a quantidade de pessoas e, consequentemente, de bebidas e alimentos necessários. Isso ajuda a evitar desperdícios e compras por impulso.
Nas compras online também é fundamental ficar atento aos prazos de entrega e eventual frete a ser cobrado. Outra dica importante é checar no endereço eletrônico do Procon-SP a lista de sites confiáveis.
Uva passa contaminada...
Continua depois da publicidade
O Ministério da Agricultura interceptou nesta semana 49 toneladas de uvas passas contaminadas nas fronteiras do Paraná e do Rio Grande do Sul com a Argentina. As frutas seriam usadas na fabricação de panetones e vendidas em embalagens fracionadas na Grande São Paulo. Segundo os fiscais federais, as cargas continham a substância Ocratoxina, que é produzida por fungos.
...é apreendida na fronteira
A entrada de frutas secas, amêndoas, nozes e castanhas nas fronteiras é controlada pela Vigilância Agropecuária Internacional e no mercado interno pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal.
Continua depois da publicidade
O Chile de Allende, Neruda...
Terceiro maior exportador mundial de nozes, o Chile comemora as boas vendas para o Brasil. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Chile, as importações brasileiras de nozes cresceram 3,5% em relação a 2021 e já somam US$ 14 milhões.
...das nozes e amêndoas
Continua depois da publicidade
As nozes chilenas são consideradas nobres devido à cor mais clara e aos altos teores de fenóis, ácidos graxos e proteínas. Já os embarques de amêndoas chilenas para o Brasil cresceram 24,6% neste ano...
Filosofia do campo:
“Sobre a terra, antes da escrita e da Imprensa, existiu a poesia”, Pablo Neruda (1904/1973), diplomata e poeta chileno.
Continua depois da publicidade
Pesquisa Ceia de Natal 2022 (*)
Produto Menor preço Maior preço (**)
Continua depois da publicidade
Ameixa em calda (400 gr) 23,99 27,49
Azeite de oliva (500 ml) 22,29 32,99
Azeitonas verdes (200 gr) 7,99 12,42
Continua depois da publicidade
Lentilha cozida (250 gr) 5,49 9,69
Costela suína congelada (700 gr) 24,69 31,39
Chester tradicional (1 kg) 29,90 32,29
Panetone frutas (400 gr) 11,99 21,98
Chocotone (500 gr) 19,98 30,02
Fonte: Procon-SP (www.procon.sp.gov.br)
(*) Amostragem
(**) Valores em R$
Continua depois da publicidade