Repórter da Terra
Continua depois da publicidade
O petróleo disparou no mercado internacional. O barril saltou de US$ 82,50 na última semana de setembro para US$ 97,14 na manhã de sexta-feira. E a tendência é de novas altas nos próximos dias. Mas, de olho no segundo turno da eleição presidencial, o Governo impediu a Petrobras de repassar o aumento de custos à gasolina e ao diesel. A queda no preço dos combustíveis amenizou a inflação e diminuiu a rejeição a Jair Bolsonaro nos últimos meses...
Resta saber até quando os prejuízos milionários serão suportados pela estatal e por importadores privados.
Continua depois da publicidade
Mais: o prejuízo da Petrobras será repassado ao consumidor após o segundo turno?
O motivo da alta foi a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo de reduzir a produção em dois milhões de barris/dia.
Continua depois da publicidade
Durante evento na Espanha, economistas ligados do Fórum Econômico Mundial alertaram para a iminência de um cenário idêntico ao das décadas de 1970 e 1980. Esta última ficou conhecida como a ‘década perdida’ na América Latina devido à estagnação econômica e à hiperinflação.
Ligados ao Departamento de Geoeconomia, esses economistas citaram, no final de setembro, que o aperto na oferta global de energia causado pelas mudanças climáticas, que aumentaram o uso de ares condicionados e aquecedores na Europa, já criava uma situação semelhante à crise dos anos 70 e 80.
Em 1973, a Guerra do Yom Kippur opôs árabes e israelenses, agravando as relações entre Oriente e Ocidente. Agora, é o combate entre russos e ucranianos que restaura o clima de guerra fria. Nos dois momentos históricos, houve forte redução na oferta de energia. Na década de 1970, os árabes cortaram o fornecimento de petróleo ao Ocidente. Agora, a Rússia limita a oferta de gás natural à Europa.
Continua depois da publicidade
Há 50 anos, a crise do petróleo acelerou a inflação no mundo e o remédio foi o amargo aumento real de juros, acima da inflação. Agora, o aumento no custo da energia eleva a inflação e, de novo, o remédio oferecido pelos bancos centrais é o aumento das taxas de juros. E em alguns casos, como no Brasil, os juros já subiram muito acima da inflação.
Portanto, o alerta está feito. Resta saber se Petrobras e Banco Central terão autonomia e cautela para evitar uma nova ‘década perdida’ no Brasil.
O corrupto santista
Continua depois da publicidade
Cientistas da Unesp de São Vicente descobriram que o ‘corrupto’ usado por pescadores santistas é uma nova espécie, diferente do parente que ocorre na Flórida e no Caribe. Em artigo publicado agora, os pesquisadores vicentinos apontaram diferenças morfológicas entre os dois crustáceos, a partir da comparação de amostras do Museu de História Natural de Washington.
Francisco e o Queijo
O Papa Francisco recebeu de presente nesta semana uma peça do Queijo Barão da Canastra, que acaba de ser premiado com a medalha de ouro no International Cheese Awards. Trata-se de um legítimo Queijo Minas Artesanal produzido nas nascentes do Rio São Francisco. A iguaria foi entregue em mãos por um padre que atua na Serra da Canastra, em Minas Gerais...
Continua depois da publicidade
Filosofia do campo:
“A gente tem que dar o testemunho fiel do nosso tempo, da nossa gente, e as conclusões que sejam tiradas”, Rachel de Queiroz (1910/2003), escritora cearense.
Continua depois da publicidade