Repórter da Terra

Exportação será 332% maior e vai impactar preço de carnes, ovos, leite e ração de pets

Continua depois da publicidade

A exportação de milho disparou neste ano. Só em janeiro, foram embarcadas 6,4 milhões de toneladas do grão. Isso representou uma alta de 132% em relação ao volume exportado pelo Brasil em janeiro de 2022. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Governo Federal. E a programação de embarques para este mês projeta um crescimento de 200% em relação ao volume exportado em fevereiro de 2022. O line-up já contabiliza quase 2,2 milhões de toneladas de milho a serem enviados ao exterior neste mês, segundo a consultoria Royal Rural.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Como a área plantada em 2023 e a produtividade estimada para este ano não acompanharão esse ritmo avassalador de crescimento nas exportações, o mercado interno tende a ficar desabastecido ao longo do ano, mesmo com a safra recorde estimada para 2023.

Continua depois da publicidade

E isso provocará uma valorização no preço do milho...

Base alimentar para aves, suínos, bois e vacas, a inflação do milho vai impactar, de novo, o preço das carnes, dos ovos, do leite e dos queijos.

Continua depois da publicidade

Essa ânsia exportadora também vai aumentar o custo com a alimentação de cães e gatos porque milho e soja também estão nas rações dos pets.

Diante da provável escassez, especialmente no final do primeiro semestre e na transição da primavera para o verão, a alternativa será buscar no exterior o milho que vendemos para o exterior...

Atenção na hora...

Continua depois da publicidade

O preço do etanol deu um salto de 5% nas usinas do Interior Paulista na última semana de janeiro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP.

...de abastecer

Essa alta ainda não foi detectada na pesquisa de preços divulgada pela Agência Nacional do Petróleo na virada do mês. Mesmo assim, segundo a ANP, o litro do etanol fechou o mês custando 76,06% do preço da gasolina, na média dos postos brasileiros. Para ser vantajoso ao consumidor, o etanol precisa custar até 70% do valor da gasolina...

Continua depois da publicidade

‘História e Paixão...

Fez muito sucesso entre o público presente à 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no circuito das cidades históricas de Minas Gerais, o filme ‘Século XVIII: História, Memória, Técnica e Paixão Numa Dose de Cachaça’. A obra tem 21 minutos, está disponível no Youtube e narra a história do Engenho Boa Vista, o mais antigo alambique em produção no Brasil. A fazenda pertence a parentes de Tirandentes, que produzem a cachaça no local há nove gerações.

...Numa Dose de Cachaça’

Continua depois da publicidade

Realizada entre os dias 20 e 28 de janeiro, a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes é uma das mais importantes do País. O filme é dirigido por Jackson Jardel dos Santos e Giulia Attolini Muraro, estudantes da UFMG.

Ofertas na feira

Ameixa rubi mel, banana nanica, goiabas branca e vermelha, limão taiti, manga tommy, melão pele de sapo, abóbora paulista, batata-doce rosada, gengibre, mandioca, pepinos caipira e comum, tomates sweet grape e cereja, couve manteiga e repolho verde encerram a semana com preços favóraveis ao consumidor, segundo a Ceagesp.

Continua depois da publicidade

Filosofia do Campo:

“Por que o posto anda comprando tanta cana se o estoque do boteco já está pra terminar? Derramar cachaça em automóvel é a coisa mais sem graça que eu já ouvi falar...”, Raul Seixas (1945/1989), músico baiano.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software